O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) confirmou que fará um pente-fino em aposentadorias por invalidez ainda no primeiro semestre de 2025. Ao todo, 802 mil benefícios passarão por revisão de acordo com anúncio. O intuito do governo é alcançar cerca de R$5,5 bilhões em economia com o corte de benefícios que não atendam aos requisitos específicos para receber o valor por incapacidade permanente. É preciso ficar atento se você recebe esse benefício, pois deverá comparecer à Previdência se receber a convocação. Saiba mais informações sobre o pente-fino.


O termo “pente-fino” gera medo em muitos beneficiários, pois pode ser o sinônimo de perda de benefício do INSS. Agora, mais um grupo deve passar pela fiscalização para comprovar que atende aos requisitos para continuar recebendo sua renda mensal.
No caso da revisão que será feita no primeiro semestre de 2025, será para conferir aqueles benefícios por incapacidade permanente que não passam por perícia médica há 24 meses (2 anos) ou mais.
A convocação acontece pelos canais oficiais da Previdência Social, sendo o aplicativo Meu INSS ou central de atendimento 135.
Para poder receber a aposentadoria por invalidez (incapacidade permanente), o segurado deve ser incapaz de exercer atividades laborais e impossibilitado de ser reabilitado para outra função.
Ele perde o direito ao benefício quando recupera a capacidade de trabalhar e volta ao trabalho. Ele deve ser reavaliado a cada dois anos, de acordo com regulamentação do INSS.
São isentos da obrigação da revisão beneficiários que completarem 60 anos, com idade a partir dos 55 anos e no mínimo 15 anos em benefício por incapacidade e segurados com HIV/AIDS.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.