Vereador Dr. Jairinho foi preso acusado da morte do menino Henry
Vereador Dr. Jairinho foi preso acusado da morte do menino HenryReginaldo Pimenta
Por Nuno Vasconcellos
Antes das 7h da manhãde ontem, vereadores cariocas já trocavam mensagens de indignação sobre o envolvimento do colega Jairo Souza Santos, conhecido como Dr. Jairinho, na morte do menino Henry Borel, de 4 anos. Daí para frente, a vida do vereador mudou completamente. O ponto alto foi a decisão da polícia em prender o parlamentar e a mãe de Henry. Pressionada pela sociedade, a Comissão de Ética da Câmara, presidida pelo vereador Alexandre Isquierdo (DEM) e integrada por Chico Alencar (PSOL), Rogério Amorim (PSL), Rosa Fernandes (PSC) e Zico Papera (Republicanos), decidiu pelo afastamento de Dr Jairinho da Comissão. Para seu lugar, assume o vereador Luiz Ramos Filho (PMN). "Precisamos agir com imparcialidade, com firmeza, para dar uma resposta à sociedade", disse. Os vereadores Teresa Bergher e Chico Alencar ficaram indignados e são a favor do afastamento de Dr. Jairinho. "Tem que ser afastado imediatamente do mandato. Depois, de posse do inquérito, pediremos sua cassação", comentou Alencar. O procurador-geral da Câmara, José Minc, explicou que não há fundamento jurídico, neste momento, para afastá-lo do mandato.

PASSADO QUE CONDENA

A Polícia Civil reuniu elementos que comprovam que o Dr. Jairinho tem um histórico de agressão e truculência, inclusive contra menores de idade. O parlamentar, em seu quinto mandato consecutivo, foiexpulso do partido Solidariedade - e ainda teve seu salário na Câmara Municipal do Rio suspenso.O presidente da Câmara, Carlo Caiado, disse à coluna que a casa "agiu rápido" e que a decisão de retirar Dr. Jairinho da Comissão de Ética e o envio do documento oficialde afastamento será encaminhado para Caiado e, em seguida, imediatamente, o MP e a Justiça serão comunicados das providências. Sobre a possível cassação, dependerá do rito ainda a ser iniciado.
Invasão a hospitais
Publicidade
O diretor do hospital Albert Schweitzer, Eduardo Henrique Ferreira da Silva, fez um longo relato sobre a ida do vereador Gabriel Monteiro (PSD) à unidade. O parlamentar e assessores têm entrado em hospitais com argumento de fiscalização, apesar de uma pandemia. Eduardo Henrique conta que "na UTI Neonatal, a equipe teve que solicitar às enfermeiras que barrassem pessoas de terno que se intitulavam como 'assessores do Vereador', que entraram, sem autorização, em locais sensíveis como a Unidade Intermediária Neonatal onde estão bebês sob cuidados semi-intensivos".
Efeitos da cloroquina
Publicidade
Documento enviado ao Supremo Tribunal Federal assinado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde denuncia "o aumento o número de casos de pacientes diagnosticados com a Covid-19 que acreditaram no 'tratamento precoce' ou 'kit Covid' defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, e, como consequência, têm ido para a fila de transplante de fígado por desenvolver intoxicação chamada hepatite medicamentosa".