Eduardo Bandeira de Mello é candidato da Rede à Prefeitura do Rio - Divulgação
Eduardo Bandeira de Mello é candidato da Rede à Prefeitura do RioDivulgação
Por O Dia
Mais de sete meses se passaram desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Em live para o Jornal O Dia, o candidato à prefeitura do Rio pela Rede, Eduardo Bandeira de Mello, disse que "a pandemia escancarou as nossas mazelas, desigualdades. Todos nós já sabíamos que o Rio de Janeiro era uma cidade desigual. Uma cidade em que você não tem oportunidades para todo mundo e a pandemia deixou isso claro. São vários problemas que vamos ter que atacar com relação à pandemia. O problema que salta os olhos é o da flexibilização das atividades. Tem muita gente que acha que a pandemia acabou, que a pandemia foi um problema que começou em março e que agora não existe mais e está todo mundo caminhando para a flexibilização e estamos vendo que não é isso. A cada dia que passa vem surgindo indícios de que a crise ainda existe, não só no Brasil. Estamos vendo o que acontece agora em Portugal e na França. Nós no Brasil temos que estar preparados para que haja uma volta de todos os problemas que a gente enfrentou. No caso da flexibilização, eu vejo que nós erramos muito do início de março para cá. Erramos nas três instâncias de governo: não só na municipal, mas na estadual e na federal também. Essas três instâncias de governo não conversaram como deveriam. Não se entenderam e não perceberam que estávamos vivendo uma situação que se assemelha em situação de guerra, em que os interesses da população, os interesses ligados à de saúde pública tem que prevalecer e não os interesses pessoais, políticos e, infelizmente, até os interesses econômicos. Vamos ter que mudar isso".

O candidato falou ainda sobre o que pretende fazer, caso eleito ao cargo. "Se nós chegarmos à prefeitura, a partir de janeiro, vamos buscar cooperação estreita com governo estadual e federal, independente de partido, ideologia, orientação política. É o interesse da população que tem que estar em primeiro lugar. A partir do momento que a gente se viu no meio da crise, nós não lidamos com a crise como deveríamos ter, em termos até gerenciais. Seria necessário estabelecer de início um gabinete de crise de verdade, em que os protagonistas desse gabinete fossem as autoridades de saúde pública que ouviriam outros setores, de educação, cultura, lazer, esporte, transporte e todas as decisões relativas a uma flexibilização das atividades deveriam partir das autoridades de saúde pública ouvindo todos os outros. Ser um verdadeiro comitê de crise que nunca foi implantado". 
O quase candidato faz 84 anos
Publicidade
O cantor e ex-deputado Agnaldo Timóteo faz aniversário hoje (16), 84 anos. Ele pretendia disputar uma vaga de vereador na eleição deste ano. Mas, um assessor perdeu a data. Ele não se conforma com a falha. Aos amigos, ele enviou uma mensagem de resignação: "Agradeço a Deus por este presente maravilhoso de chegar aos 84 anos. Obrigado aos comunicadores por me permitirem estar em evidência desde 1965. Deus nos livre da Epidemia." 
Família Jefferson em festa
Publicidade
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, comemorou duas vitórias. A primeira, a criação de um novo bloco na Câmara Federal que une o seu partido, o Pros e o PSL para influir na escolha do novo presidente da Casa em fevereiro. E a segunda, um dia depois, a libertação da sua filha Cristiane Brasil, que ficou presa em plena campanha visando à prefeitura do Rio. 
O sufoco do prefeito
Publicidade
O prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, teve ontem (15) pedido de candidatura para reeleição indeferido pela Justiça. Rogério tenta liminar em Brasília para alterar a decisão. 
PICADINHO
Publicidade
Receita Federal apreendeu esta semana mais de 30 mil aparelhos de tv box no Porto Seco de Resende.

Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) aumenta para 5,9% previsão de retração dos serviços em 2020.

São Gonçalo Shopping promove campanha de doação de sangue para o Hemorio. Hoje (16), das 10h às 15h, na loja nº 204, no 2º piso.