Suêd Haidar (PMB) - Reprodução/Instagram
Suêd Haidar (PMB)Reprodução/Instagram
Por O Dia
A candidata à Prefeitura do Rio pelo PMB, Suêd Haidar, foi entrevistada em live do jornal O DIA e respondeu sobre o que faria no início de seu governo, se fosse eleita. "A nossa primeira iniciativa, no primeiro dia, após a vitória do Partido da Mulher Brasileira, a vitória do povo, é fazer um diagnóstico de toda a situação, mas um diagnóstico verdadeiro. Queremos entrar em intervenção em todas as demandas, de todos os setores. O que nós iremos fazer com isso? Limpar a casa, varrer primeiro a sujeira de tudo o que fizeram. Quebraram o nosso Rio de Janeiro, destruíram o sonho dos munícipes estarem se sentindo realizados na cidade maravilhosa, mataram nosso direito de ir e vir, destruíram o sonho da mulher em constituir a família. Disseram que iam cuidar da vida das pessoas. Não cuidaram. Os outros que falaram que fizeram, não fizeram, porque roubaram tudo no passado. Iremos fazer uma grande parceria com o Judiciário. Já na transição do nosso governo, nós vamos identificar todas as mazelas e os erros. O que estiver dando certo, nós vamos continuar. O que tiver de errado, vão ter que pagar muito caro".

Ao ser questionada sobre o que era mais urgente fazer, Suêd disse: "Vamos governar com três pilares: humanismo, boa governança e a resiliência. Nós só podemos inibir a corrupção com resiliência, com transparência. De imediato, vamos constituir o conselho científico de gestão cidadã, que irá fazer assento pessoas cientistas, acadêmicas, universidades, o comércio, a imprensa. Nós vamos sentar com todas as instituições. Todas as culturas, todas as classes sindicais, todas as classes associativas, porque só assim que nós teremos condições de fazer um governo com o povo e para o povo".
Mudanças na Segurança no Rio
Publicidade
O governador Cláudio Castro não estava satisfeito com a equipe que era responsável pela área de segurança do Estado e promoveu mudanças na chefia do setor nomeada por Wilson Witzel no início de seu mandato. Houve modificações em cinco dos sete comandos de Policiamento de Área. A ideia do governo é intensificar ainda mais a política de ampliar o policiamento preventivo e ostensivo e, por isso, já foi autorizado o aumento do efetivo para as Unidades de Polícia Pacificadora. 
CPI dos Guardiões de Crivella parada
Publicidade
A CPI dos Guardiões do Crivella empacou. Só teve até agora a reunião de abertura. E isso já faz 15 dias. O presidente da Comissão, Jorge Manaia, é também líder da base governista. Inconformada, a vereadora Teresa Bergher (Cidadania) encaminhou ofício a Manaia, para que ele marque as reuniões para as quartas-feiras. Teresa também solicitou que a CPI convide o prefeito para se explicar e intime os secretários Ailton Cardoso e Paulo Albino, a chefe de gabinete, Margareth Cabral, e o assessor especial Marcos Luciano, além do vereador João Mendes de Jesus, um dos administradores do grupo de WhatsApp denominado Guardiões do Crivella. Trabalho é o que não falta. 
Seop responde declaração de deputado
Publicidade
Sobre o comentário do deputado Rodrigo Amorim publicado nesta coluna, a Seop esclarece que "a Prefeitura não 'desistiu do Rio', como mencionado pelo deputado Rodrigo Amorim. Muito pelo contrário: o órgão realiza, constantemente, ações na via para atender a população em situação de rua em conjunto com a Assistência Social e outros órgãos municipais. Somente em 2019, foram 32 ações no local com apoio da Seop, que oferece tratamento a todo dependente químico que deseja, voluntariamente, o atendimento em comunidades terapêuticas credenciadas em programa de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Cuidados e Prevenção às Drogas (CPD). Importante ressaltar: o que foi informado por ofício ao deputado foi que, a Seop atua na frente que cabe à Prefeitura. E que o combate ao tráfico de drogas – uma indagação do próprio na comunicação com a Seop – é de competência direta dos órgãos de segurança do Estado - por sinal, mesma esfera do legislador. Além de esclarecer este ponto, a Seop oficiou, na ocasião, as polícias Militar e Civil quanto ao questionamento de Rodrigo Amorim". 
Euforia no QG de Crivella
Publicidade
Enquanto os assessores mais próximos do prefeito Marcelo Crivella receberam com euforia a liminar do TSE garantindo sua candidatura à reeleição, Crivella se manteve tranquilo com a certeza de que conseguiria autorização para continuar sua campanha. 
PICADINHO
Publicidade
Os impactos da pandemia sobre a saúde mental dos profissionais de saúde é tema de live hoje (14), às 20h, no Instagram @pai.hsf do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) do Hospital São Francisco.

Usuários dos serviços da Defensoria Pública do Rio vão poder fazer agendamentos e acompanhar andamento de processos por aplicativo.

MPRJ requer aplicação de multa ao Google por descumprimento de ordem judicial de compartilhamento de dados solicitados na investigação do caso Marielle e Anderson.