Após Marcelo Freixo, é possível saída de outros deputados do PSOLReprodução site Marcelo Freixo

Por Nuno Vasconcellos
A coexistência tensa dentro do PSOL entre moderados e radicais não é de hoje. O deputado Glauber Braga, por exemplo, quer que o partido tenha uma candidatura própria à presidência da República. Para isso, vê como natural que o seu nome seja avaliado. Com ele nesta estratégia seguem os deputados Sâmia Bomfim (SP), Vivi Rei (PA), David Miranda (RJ) e Fernanda Mechionna (RS). A saída de Marcelo Freixo e a entrada no PSB se deu exatamente porque a visão do ex-psolista é criar uma frente de oposição contra o presidente Jair Bolsonaro e a extrema-direita. Em nota, o PSOL RJ escreveu que o parlamentar é combativo e sua atuação no Congresso Nacional tem sido importantíssima para a defesa das conquistas democráticas e para os direitos do povo brasileiro. A sua história na política institucional se confunde com a do PSOL. Ao longo de 15 anos de construção conjunta, tendo sido deputado estadual por três mandatos e candidato a prefeito em duas eleições, Marcelo Freixo deu voz a um projeto coletivo que consolidou o PSOL enquanto maior partido de esquerda do Rio de Janeiro e referência nacional na luta pelos direitos humanos. E acenou com um gesto de carinho e espírito republicano: "diante das permanentes ameaças recebidas por Marcelo Freixo e da necessidade da segurança proporcionada pelo cargo de deputado federal para seguir com sua atuação política, além do reconhecimento do papel que ele cumpre no Congresso Nacional, o PSOL RJ decidiu não requerer à Justiça o mandato do parlamentar".

QUEM FICA E QUEM SAI

Especula-se que o PSOL sofrerá um freio de arrumação. Deve sair o deputado Eliomar Coelho. Quem tem sido sondada para sair é a deputada Monica Francisco, vice-líder da bancada do partido na Alerj. O vereador Tarcísio Motta deverá ficar e o seu nome está sendo citado para disputar a vaga no Senado. Chico Alencar já anunciou que fica, e até escreveu uma carta externando isso. 
Emprego para idosos

Vereador Jorge FelippeCléber Mendes

Publicidade
Câmara Municipal do Rio aprovou projeto de lei de autoria do vereador Jorge Felippe (DEM) que cria o Programa da Terceira Idade para incentivar a inserção e a manutenção de idosos no mercado de trabalho. Projeto prevê que as pessoas jurídicas que aderirem ao Programa Terceira Idade em Atividade, reservando percentual de 5% de vagas para empregados idosos, terão isenção de 5% do valor devido mensalmente a título de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN; ou isenção de 5% do valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU. 
Eventos esportivos e culturais
Publicidade
Projeto de lei do deputado Márcio Canella (MDB), que vai ser discutido na quinta-feira (17), quer tornar obrigatória a exigência de comprovação de vacina contra covid-19 para quem frequente e participe de eventos esportivos e culturais coletivos. 
Transplantes de fígado
Publicidade
A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos confirmou o Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, como o primeiro colocado no ranking da realização de transplantes de fígado no Brasil. A unidade completou 800 procedimentos em 10 anos. O destaque também acontece na América Latina pela realização de transplantes intervivos. 
Campanha de vacinação
Publicidade
O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro já imunizou mais de 50 mil cidadãos fluminenses contra a Covid-19 nos três quartéis que participam da vacinação da população contra a covid-19. A ação acontece nas unidades de Copacabana, Humaitá e Barra.