"Vermelhinhos" já são conhecidos em Maricá. Agora, Câmara do Rio quer tarifa zero na capitalVinícius Manhães

Os ônibus "vermelhinhos tarifa zero" que circulam em Maricá andam fazendo sucesso junto aos passageiros. E a ideia já é modelo proposto por muitos candidatos que disputarão a eleição do ano que vem. Em vez de ser pago na catraca, o transporte público é financiado por meio de arrecadação municipal, assim como ocorre com a coleta de lixo, escolas e postos de saúde. Já a Câmara Municipal do Rio lançou uma comissão especial para estudar a implantação da tarifa zero nos ônibus do Rio. Autor da iniciativa, o vereador Edson Santos (PT) pretende ouvir representantes das empresas, especialistas em transportes, entidades de usuários e demais interessados para entender como superar os desafios relacionados ao financiamento, à integração com outros modais e a um eventual boom da demanda.
Os refugiados acolhidos no estado

Deputada Dani Monteiro é a favor de censo sobre refugiados no Rio.Divulgação

Deputada Dani Monteiro (PSOL) destina R$ 200 mil para realização de censo de refugiados no estado do Rio de Janeiro, conforme lei que prevê a consolidação de dados estatísticos que forneçam subsídios para a implantação de políticas públicas voltadas para essa população. “Temos os dados nacionais, que davam conta de que tínhamos, em todo o país, em 2020, 57 mil pessoas nessa condição em todo o país. Mas não temos os dados referentes ao estado, o que torna mais difícil um acolhimento humanitário e o acesso dessa gente às políticas públicas”, explica.
Cuidadores de pessoas com deficiência
Lei publicada no Diário Oficial esta semana garante que pais e cuidadores de pessoas com deficiência tenham atendimento psicológico online no estado do Rio de Janeiro, através do Programa de Saúde Mental, Prevenção de Depressão e Suicídio. "Cuidar de uma pessoa com deficiência exige muito. É uma jornada diária cansativa e muitas vezes solitária. A lei contribui para darmos acolhimento e plena assistência aos pais e cuidadores, pessoas que precisam de respeito e uma grande rede de apoio", destaca a deputada Índia Armelau (PL), autora da lei.
Cooperativas sem burocracia
Uma lei que reduzia a burocracia para as cooperativas de catadores, pescadores e agricultores do Rio de Janeiro não estava sendo cumprida pelos cartórios. O deputado Carlos Minc (PSB), então, recorreu ao Tribunal de Justiça para fazer valer o Cumpra-se. A partir daí, um ofício foi enviado a todos os cartórios do estado. "Agora, começaram a cumprir. Não vão brigar com o TJ. Depois de anos descumprindo a lei, prejudicando cooperativas, os cartórios começam a entrar na linha", contou Minc.
PICADINHO
Praia Para Todos, iniciativa do Instituto Novo Ser, que promove atividades inclusivas em praias do Rio e da Região dos Lagos, está com inscrições abertas para voluntários da 16ª temporada do projeto.

Procon-RJ faz hoje (7) e amanhã (8), a partir das 9h, mutirão de atendimento a consumidores de Nova Friburgo, na Região Serrana, e municípios vizinhos. Evento será na sede da Câmara Municipal da cidade.

Aureo Ribeiro (SD) e Laura Carneiro (PSD) foram os dois parlamentares do Rio entre os 16 deputados federais a serem premiados no Legisla Brasil.