A insegurança nos bairros da Tijuca e Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, está no radar de políticos que pensam estratégias para seus "clientes candidatos". Estes lugares sempre tiveram grande relevância nas eleições do Rio de Janeiro. Um dos principais motivos é a representação da classe média na cidade. Berço dos chamados liberais como Álvaro Valle, e base do lacerdismo, força oriunda do ex-governador Carlos Lacerda. O consultor Franklin Mandim Pereira, da Scany Instituto de Pesquisa, afirma que "a Tijuca possui uma diversidade socioeconômica que faz dela um microcosmo das dinâmicas eleitorais da cidade. Vila Isabel, apesar de ser menor em termos populacionais, também desempenha um papel importante nas eleições. Com sua rica história cultural e engajamento comunitário. É um território eleitoral que representa a média da população no Rio de Janeiro".
Alternativa energética do biometano

Biogás é o gás produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos.Divulgação

Com cerca de 29 milhões de metros cúbicos produzidos anualmente , o Rio de Janeiro é o maior produtor nacional de biometano, biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás. O produto representa uma alternativa mais sustentável para o planeta, podendo ser feito a partir dos resíduos urbanos, e é considerado “a energia do futuro”. As Secretarias de Estado de Energia e Economia do Mar e do Ambiente e Sustentabilidade promoveram uma série de iniciativas para potencializar a transição energética para o território fluminense.
Iguaba Grande é questionada por shows caros
O PSB de Iguaba Grande entrou esta semana no Ministério Público com pedido de investigação sobre gastos realizados pelo prefeito Vantoil Martins (Cidadania) com a festa para comemorar os 29 anos de emancipação da cidade. A celebração, que durou três dias, teve diversas atrações, como o cantor Belo, cujo cachê chega a R$ 400 mil. Segundo o presidente do PSB, Carlos Roberto Ribeiro, não houve transparência no uso do dinheiro público, que custeou, além de shows, toda a logística do evento.
Sem nova sede e sem café
Câmara Municipal do Rio, que comprou o edifício Serrador, no Centro, por R$ 149 milhões, até o momento não dá nenhum indício de quando irá transferir-se para nova sede. Servidores reclamam que no Palácio Pedro Ernesto começa a faltar café. Vereadores e assessores estão tendo que comprar pó e açúcar, sem falar da falta de outros itens básicos como papel higiênico, folhas de ofício e toner para impressoras.
PICADINHO
Cantora Andrea Montezuma fará show, na terça (18) e quarta-feira (19), em homenagem a Minas Gerais, no Teatro Café Pequeno. Repertório conta com canções de artistas mineiros consagrados, como Milton Nascimento, Beto Guedes, Geraldo Pereira, João Bosco, Ary Barroso, Ataulfo Alves, entre outros.

Facha vai exibir filmes em sessões gratuitas e abertas ao público para comemorar o Mês do orgulho LGBTQIAPN+, nos 18, 20, 25 e 27, às 14h, na unidade Botafogo.

Ator Deo Garcez recebe medalha Luiz Gama no próximo dia 21, a partir das 15h, no Instituto dos Advogados Brasileiros, pela luta por igualdade racial. Entrada gratuita.