O deputado estadual Danniel Librelon (Rep) quer intensificar o combate à depressão de mulheres Thiago Lontra

O deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos), coautor do projeto de lei que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Depressão Feminina no Calendário Oficial do Estado, a ser realizada anualmente na semana do dia 10 de outubro, quer um debate intenso na sociedade sobre saúde mental. Para ele, é indispensável priorizar a discussão sobre a depressão das mulheres, seus sinais e possibilidades de tratamento, além de divulgar avanços no diagnóstico e nas políticas públicas. Librelon afirmou que "a depressão não escolhe idade, classe social ou endereço. Muitas mulheres vivem essa dor em silêncio, sem apoio e sem voz. Por isso, esta lei representa muito mais do que uma data no calendário: é um compromisso de humanização do nosso Estado em olhar com sensibilidade, acolher e oferecer caminhos reais de cuidado. Queremos que cada mulher saiba que não está sozinha e que vamos continuar lutando para que saúde mental seja prioridade".
Estacionamento irregular com pedágio clandestino

Vereador Wagner Tavares denunciou estacionamentos irregulares na IlhaDivulgação

Após denúncias do vereador Wagner Tavares (PSB), três estacionamentos da Ilha do Governador foram fechados pela Prefeitura do Rio. A "gestão" do espaço cobrava R$ 10 até de táxis e só aceitava dinheiro ou PIX. Quem saía e voltava no mesmo dia pagava de novo. A herança deixada foram bancos quebrados, pedras portuguesas soltas, lixo acumulado e catracas vandalizadas. “Virou prisão a céu aberto para os insulanos", disparou o parlamentar.
Segurança desbanca Educação e cria distorção
Os prefeitos dos municípios fluminenses se jogaram de cabeça em ações que visem melhorar a segurança pública. Com isso, Saúde e Educação foram relegados a planos inferiores. Só tem um problema: apenas 50% dos municípios pagam o piso salarial para os professores da rede pública. Se tudo der certo, bandidos serão combatidos, mas o ensino continuará precário.
Disputa por influência na Feira dos nordestinos
Disputa política na Feira de São Cristóvão, onde há 700 lojas e público de 200 mil pessoas por mês em média. De um lado, a Comissão de Feirantes e a Prefeitura do Rio. De outro, o Governo do Estado que, nos 80 anos da feira, bancou shows de peso através da FUNARJ, reforçando sua presença e a rivalidade com a Prefeitura.
PICADINHO
Hoje, a Prefeitura do Rio promove campanha gratuita de vacinação antirrábica no Shopping Jardim Guadalupe. Avenida Brasil, 22.155.

A AVA Galleria Rio apresenta, até hoje, a exposição "Por Trás da Porta", do artista plástico Claudio Lobato, na Fábrica Bhering. Rua Orestes, 28, Santo Cristo.

Os filósofos Mario Sergio Cortella e Terezinha Rios apresentam a palestra "Por uma vida plena", inspirada no livro "Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena". Dia 30, às 20h, no Teatro Casa Grande. Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon.