Pesquisas de opinião indicam que o eleitor fluminense considera segurança pública a prioridade número 1 do estado do Rio. Procurando atender esta necessidade gritada pelo povo fluminense, o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), apresentou o Pacote de Enfrentamento ao Crime, aprovado na Assembleia, mas que deve morrer na gaveta da Justiça por trazer propostas práticas, mas inconstitucionais. Por exemplo: exigir que o preso pague pelo uniforme, custeie a comida e higiene pessoal e tenha restrições a visitas íntimas. Medidas populares por parte dos moradores do Rio, mas que só podem ser regulamentadas depois das leis serem criadas no Congresso e sancionadas pelo presidente da República. O projeto pode empacar.
Advogadas brasileiras falam, em Roma, sobre violência doméstica
Presidente do IAB, Rita Cortez abordará violência doméstica, em Roma - Divulgação
Presidente do IAB, Rita Cortez abordará violência doméstica, em RomaDivulgação
Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, presidirá a mesa de debate sobre violência doméstica, no VI Congresso Ítalo-Brasileiro de Direito, cujo tema é "Novos Desafios do Direito de Família", em Roma, nos próximos dias 22 e 23. Já Mônica Alexandre Santos, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro, ministrará palestra sobre "As Responsabilidades Familiares e a Permanência no Mercado de Trabalho".
CadMóvel Carioca amplia atendimentos
O CadMóvel Carioca, serviço itinerante da Secretaria Municipal de Assistência Social, completou seis meses com mais de 3 mil atendimentos em 20 áreas. Criado para facilitar o acesso ao Cadastro Único, que solicita benefícios como Bolsa Família e ID Jovem, o projeto agora conta com orientação jurídica da Defensoria Pública. "A iniciativa é mais do que prestação de serviços, é cidadania", disse a secretária da pasta, Martha Rocha.
Campanha "De olho no prato" monitora merenda escolar
A deputada estadual Marina do MST (PT), presidente da Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional da Alerj, lançou a campanha on-line "De olho no prato". O objetivo é monitorar a qualidade da merenda escolar e pressionar o governo do estado a aumentar os recursos na Lei Orçamentária Anual. Atualmente, o valor diário para refeições é R$ 2,56 por aluno da rede integral e R$ 0,88 para aluno de meio período.
PICADINHO
Festival Ser-tao Criança, com apresentações de grupos de música, teatro e capoeira, entre outras atividades, acontecerá em Vargem Grande, Zona Sudoeste. Hoje, das 10 às 17h.
Exposição "Fragmentos de Criação", com obras da Academia Brasileira de Artes, ocupa a Biblioteca Parque Estadual até 17 de outubro. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro.
O Bangu Shopping promove, dia 23, a partir das 13h, oficinas de defesa pessoal e de primeiros socorros em bebês, além de palestras sobre combate ao suicídio e violência doméstica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.