Luiz Claudio Ribeiro, prefeito de MangaratibaDivulgação
O empresário Luiz Claudio Ribeiro, ex-vice-presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel, iniciou a trajetória política como subsecretário de Turismo e Cultura, depois foi secretário de Finanças e de Governo, além de chefe de gabinete. Como deputado estadual, aprovou, entre outros leis na Assembleia Legislativa, a que torna Mangaratiba, cidade para a qual foi eleito prefeito com 17.021 votos pelo Republicanos, capital estadual do turismo de natureza. Em agosto recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado.
SIDNEY: Recentemente, o município recebeu investimentos do programa Novo PAC, do governo federal, para investir na saúde. Mangaratiba não precisaria de um hospital geral para chamar de seu?
LUIZ CLAUDIO RIBEIRO: Mangaratiba hoje vive um momento importante com a chegada dos investimentos do Novo PAC, que vão permitir reequipar quatro Unidades Básicas de Saúde, adquirir três novas ambulâncias e implantar a teleconsulta, que vai ajudar a ampliar o serviço de saúde. O novo hospital é uma demanda histórica, mas precisamos lembrar que exige alto custeio permanente, especialmente em recursos humanos. Por isso, estamos focando em fortalecer nossa rede de atenção básica e garantir equipamentos modernos, médicos próximos da população e transporte seguro para os casos mais complexos. É um passo de cada vez, com planejamento e responsabilidade.
O município tem adotado ações de proteção às mulheres. Quais são essas medidas protetivas?
Temos orgulho de ser referência nesta pauta. Criamos a Secretaria da Mulher, temos o grupamento Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal, que além de ser um dos mais atuantes do estado, disponibiliza o "Botão do Pânico", um aplicativo que monitora em tempo real vítimas de violência e permite que mulheres em situação de risco acionem imediatamente a segurança. Além disso, contamos com duas Salas Lilás na cidade, uma no Hospital e outra na delegacia local, que são destinadas a atender casos de agressão de forma acolhedora e especializada, entre outras iniciativas. Nosso objetivo é dar às mulheres a certeza de que podem contar com a Prefeitura para garantir sua proteção e dignidade.
Mangaratiba recentemente inaugurou a futura sede do Segurança Presente da cidade. Há expectativa de funcionamento para este ano ainda?
Sim. A sede já está pronta, na Praia do Saco, e a expectativa é que o programa entre em operação ainda este ano. O Segurança Presente vai reforçar o policiamento ostensivo, trazer mais tranquilidade aos moradores e visitantes e se integrar às ações da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Segurança é prioridade em nossa gestão.
O senhor foi investigado pelo Ministério Público Eleitoral por suposta transferência fraudulenta de títulos eleitorais que pode ter inchado o número de votantes no município. O que o senhor tem a dizer a respeito?
Este assunto já foi devidamente esclarecido pela Justiça Eleitoral. Sempre atuei com transparência e respeito à lei. Minha preocupação é exclusivamente trabalhar por Mangaratiba, e é isso que a população espera do prefeito: dedicação, entrega de resultados e responsabilidade.
O senhor já foi dirigente de escola de samba. Como uma pessoa ligada à cultura, quais os projetos para a área?
A cultura é um pilar fundamental para Mangaratiba. Recentemente, entregamos à população dois grandes equipamentos: o Museu Municipal, revitalizado com verba do BNDES no Solar Barão do Sahy, e o Pomar da Casa Branca, um novo centro de arte, cultura e lazer. Isso sem contar com a reabertura do Parque de Exposições, depois de 10 anos, e a retomada dos grandes eventos. Nosso objetivo é transformar os espaços culturais em polos de atração, conectando história, cultura, entretenimento, memória e turismo. Queremos que o visitante venha para nossas praias e também viva a experiência cultural que Mangaratiba tem a oferecer. O samba faz parte da minha história e, assim como outras expressões culturais, será sempre valorizado na cidade.
Mangaratiba integra o Consórcio Integrado de Turismo da Costa Verde. Quais as melhorias que essa associação pode trazer ao turista?
O consórcio é uma oportunidade de fortalecer o turismo de toda a Costa Verde, unindo Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. Para o turista, isso significa melhor infraestrutura, promoção integrada da região, qualificação da rede de serviços e geração de mais eventos que atraiam visitantes. Nosso município tem um dos litorais mais bonitos do Brasil e, junto aos parceiros do consórcio, vamos potencializar ainda mais esta vocação natural de forma sustentável e comprometida.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.