Incêndio em reserva florestal em área de proteção ambiental e de resgate de animais silvestresservidores da Apa Maria Paula
Embora a causa do incêndio ainda não tenha sido determinada, a propagação das chamas foi favorecida pela combinação de baixa umidade do ar, calor intenso e ventos. Esses fatores foram cruciais para que um pequeno foco se espalhasse rapidamente.
"É uma combinação de fatores que tem causado esses transtornos, desde condições climáticas desfavoráveis até questões logísticas e políticas de comando e controle, culminando em práticas culturais que incluem desde a prática criminosa de soltar balões até a queima de lixo. Precisamos de mais ações e união de todos para proteger nossa biodiversidade", relata Glaucio Teixeira Brandão, Subsecretário de Meio Ambiente.
Recentemente, na mesma região, incêndios atingiram uma área de reflorestamento na APA do bairro de Engenho Pequeno e um trecho de mata na região do Rio do Ouro, causando sérios danos ambientais.
“Quase perdemos a vida quando fomos cercados pelo fogo dentro da mata. Em um piscar de olhos se alastrou . Eu tenho que agradecer ao Colaborador Fernando Ferreira, ao Estagiario Gabriel, a veterinária Gisela e ao Guarda Municipal Fernandes, que não mediram esforços no primeiro momento, na tentativa de proteger a floresta e aos animais internados no ASAS” relata a coluna Glaucio Teixeira Brandão - Subsecretário de Meio Ambiente Glaucio Teixeira Brandão.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.