Local de reprodução de araras e papagaiosfoto divulgação

O avanço das queimadas que devastaram áreas do Cerrado e do Pantanal nos últimos meses, impactaram diretamente os habitats naturais e de reprodução de diversas espécies de aves na região de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Se não bastassem ainda sofrem a ameaça constante do tráfico ilegal de filhotes, capturados para venda como animais de estimação. Para minimizar os impactos estão sendo doados ninhos artificiais para o Projeto Papagaio Verdadeiro ou  Amazona aestiva, que também protege araras das espécies Azul, Canindé e Vermelha. 
Período Reprodutivo
A instalação acontece na região de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Os ninhos foram confeccionados pelo empresário Roberto de Chaves Fontes e doados ao Água Vida. Mario Barila, que fundou o projeto em 2014, destaca que o momento é muito oportuno, já que as aves estão em pleno período reprodutivo.
Ele ressalta que trata-se de um paliativo já que a solução definitiva virá com o plantio de árvores que servirão de ninhos naturais para as aves. Por isso, em paralelo, incentiva a implantação de um viveiro para produzir mudas e distribuí-las pela região.

Os ninhos artificiais foram doados pelo ambientalista e fotógrafo Mário Barila do Projeto Água Vida para a Fundação Neotrópica, parceira na proteção e no monitoramento dos ecossistemas do Mato Grosso do Sul, fundamentais para o equilíbrio ecológico da região devido ao papel dessas aves na dispersão de sementes e regeneração florestal.