Aulas ao ar livreDivulgação
Desenvolvido pelas coordenadoras Marianna Orioli e Lorena Ramos, o projeto “Estudo Vivo” coloca os alunos em contato direto com a natureza, em uma espécie de aula prática informal, promovendo os conceitos de preservação da fauna e da flora.
“Acreditamos que o estudante que tem contato com a natureza e pode observá-la de perto se torna mais consciente quanto à necessidade de protegê-la, e é isso o que a gente vem fazendo com o Estudo Vivo. As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) em São Gonçalo são espaços onde a fauna e a flora podem ser apreciadas ao máximo. Entender a importância de preservar o hoje pode fazer com que essas crianças se tornem os adultos de amanhã com foco na sustentabilidade, na conservação e no cuidado e respeito com o outro e com o meio ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.
Entre as visitas, alunos da Escola Municipal Albertina Campos, no bairro Mutuá, estiveram na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba. O conceito básico é promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade, ensinando aos jovens, desde cedo, a cuidar do planeta para que se tornem cidadãos conscientes e responsáveis.
Entre os temas colocados em pauta: crimes ambientais e resgate da fauna através da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), mantida também no município. Os estudantes participaram de uma dinâmica sobre sons da fauna, simulando o ambiente de uma floresta, e ainda realizaram o plantio de uma muda de manacá-da-serra.
“A APA é um local de preservação e é muito importante mostrar isso para os alunos. Essa experiência vai além do que eles aprenderam nos livros e vai ficar para sempre. Por isso escolhemos o quinto ano, que é o último da nossa escola. Esses alunos têm várias curiosidades e aprenderam muito aqui hoje”, destacou Carla Natália Souza, orientadora pedagógica da unidade de ensino do Mutuá.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.