Para dar um toque especial na decoração, ambiente ganhou uma luminária retrôDivulgação

O décor retrô está em alta novamente, sabia? Inspirado no design de décadas passadas, o estilo ganha força nos projetos de arquitetura em que os profissionais criam uma harmonia entre o visual contemporâneo e o de outros períodos. Mas você conhece a diferença entre retrô e vintage? Esta é uma pergunta que todos fazem, afinal, os dois termos podem confundir. Mas, de acordo com Yamamura, empresa de iluminação, há sim diferenças.
Segundo a companhia, o retrô é composto por produtos atuais e tecnológicos, como móveis, acessórios, luminárias, adornos, eletrodomésticos e relógios, entre outros, que são totalmente inspirados nas formas, cores, desenhos e materiais vistos nos estilos antigos de decoração. Um exemplo é imaginar um rádio com o design dos anos de 1960 que tenha uma entrada para pendrive.
Já o vintage é caracterizado por itens antigos de verdade, que podem ser encontrados em museus, antiquários, garimpos, casas de colecionadores ou ainda ser uma herança de família. São peças em bom estado de conservação ou que tiveram algum tipo de restauro ou reforma, mantendo as características originais.
Como é muito mais difícil ter acesso a produtos vintage hoje em dia, as versões retrô têm conquistado o espaço, principalmente com o grande número de projetos que valorizam o mix de estilos. É uma forma de lembrar dos momentos felizes na casa dos pais ou dos avós. A dica da especialista em iluminação é escolher um cantinho especial para destacar esse tipo de peça.