À esquerda, prefeito e candidato à reeleição, Alexandre Martins (CID). À direita, candidato a prefeito, Rafael Aguiar (PL)Reprodução
QUEM TEM MAIOR REJEIÇÃO?
Todas as pesquisas revelam que a maior rejeição entre os candidatos está com Rafael Aguiar (PL). Na Intelligence, Rafael é rejeitado por 28%, enquanto Alexandre por 23% e Gladys por 22%. Não souberam ou não responderam atinge 27%. Logo, se o otimismo da turma de Aguiar é sobre isso, temos uma má notícia. Considerando que 29% pode mudar o voto até a eleição, Rafael tem 28% de rejeição, portanto, a chance dele conquistar esse voto é de 1%. Baseado na aritmética pura, com uma diferença de 10 pontos percentuais, faltando 13 dias para eleição, Rafael precisaria crescer 0,77 ao dia. E ainda rezar para o prefeito despencar, ou minimamente, estacionar. Tarefa nada, nada fácil!
OUTRA PESQUISA
Como são duas pesquisas com resultados bastante diferentes (embora as duas apontem liderança de Alexandre), o jeito é buscar uma terceira para um tira-teima. Nesta terça-feira (24) ou quarta-feira (25), no mais tardar, serão liberados os dados do Instituto Ágora. Neste, Alexandre apareceu bem há duas semanas, com números dentro da margem de erro da GERP. Cabe salientar que a GERP atua desde 1983 no mercado e tem uma pesquisa muito bem elaborada, inclusive, tivemos acesso ao levantamento completo. Já o Intelligence tem várias ações de investigação na justiça com acusações de manipulação. Basta dar um Google. Outro detalhe: os advogados de Alexandre entraram com uma ação para impedir a publicação desta pesquisa da Intelligence, mas diante da morosidade da justiça eleitoral, o prazo de liberação dos dados veio antes do juiz apreciar a petição. Mas corre o risco da justiça dar deferimento ao pedido e a publicação poderá ser suspensa, com determinação para que seja removida da internet. Vamos aguardar o que acontece nos próximos dias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.