Andreia Calçada DIVULGAÇÃO

Meu filho tem 9 anos e acho que está entrando em um processo depressivo. Ele está acima do peso, não quer descer para ir à piscina com os coleguinhas e tem vergonha de ficar sem camisa. Já fomos a uma nutricionista, que passou uma dieta. Acho que enquanto ele não emagrecer vai ficar em casa sem interagir com os amigos. O que posso fazer?
Ivone Paiva, Piedade.

O diagnóstico precoce da depressão infantil é difícil, porque muitas vezes os sintomas não são reconhecidos de imediato. Segundo Andreia Soares Calçada, psicóloga clínica e jurídica, identificar a causa do sofrimento é fundamental para um tratamento eficaz. “No caso relatado parece que a criança está passando por uma fase de baixa autoestima. O ideal é procurar ajuda psicológica para que o profissional possa indicar o melhor tratamento. A intervenção precoce pode evitar que esses sintomas evoluem para problemas mais sérios na adolescência e na vida adulta”, pontua.
Vale lembrar que a saúde mental deve sempre ser prioridade. Qualquer alteração comportamental percebida nas crianças e adolescentes precisa ser logo combatida por meio de apoio psicológico, cuidado emocional e acolhimento, prevenindo assim crises mais graves. O tratamento adequado pode salvar vidas e proporcionar um futuro mais saudável e equilibrado.
O acompanhamento psicológico contínuo é essencial para garantir que as crianças tenham um desenvolvimento saudável, e a conscientização sobre saúde mental pode fazer toda a diferença no futuro delas, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.