Mateus Terra Divulgação

Entrei no Recupera Fácil e, fui informada que tenho 24 mil reais a receber, sendo que estão me cobrando uma taxa de 187 reais. Isso é correto?
Glaucia Quintanilha , São Gonçalo.
O advogado Mateus Terra faz um alerta importante: antes de realizar qualquer pagamento, o consumidor deve pesquisar a reputação da empresa envolvida. Também é fundamental refletir se a proposta recebida faz sentido ou se parece boa demais para ser verdade. “Ou seja, será que é realmente razoável acreditar que você teria R$ 24 mil a receber e ainda precisaria pagar uma taxa para liberar esse valor?”, questiona o especialista.
No caso da Recupera Fácil, em uma rápida pesquisa no Google, podemos ver vários relatos de golpes, de pessoas que fizeram vários pagamentos de “taxas” e nunca receberam nada.
Outro ponto levantado por Terra é a justificativa apresentada por essas empresas: a existência de valores “esquecidos” em contas antigas. “Para alguém ter direito a R$ 24 mil, seria necessário primeiro ter esquecido que possuía esse dinheiro em alguma conta bancária”, destaca.
Esse e outros golpes contam com a ganância para dar certo. Quando a pessoa vê que pode ganhar muito mais do que paga, acaba caindo no golpe. Por isso, sempre é importante tomar muito cuidado, especialmente quando parece ser bom demais para ser verdade: geralmente, não é verdade.
Se você já foi vítima de um golpe assim, não hesite em procurar um advogado ou o Procon para registrar a denúncia. Sua ação pode impedir que outras pessoas também sejam enganadas,, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.