Renata Bento Divulgação
Alienação parental: como identificar e o que fazer?
Minha ex-mulher sempre fala mal de mim para nosso filho e ele tem se afastado cada vez mais. Isso é caracterizado como alienação parental? Como posso provar e o que fazer para reverter essa situação?
Anderson Pereira, Vila Isabel.
Segundo Renata Bento, psicanalista e perita em Vara de Família, a alienação parental é um processo em que um dos pais, de maneira deliberada ou não, busca manipular a criança, criando uma aversão ou distorcendo a imagem do outro genitor. “Esse comportamento pode, além de prejudicar o vínculo entre você e seu filho, afetar a saúde emocional e o desenvolvimento dele”, explica. Renata reforça que a criança pode começar a se afastar ou até mesmo rejeitar o genitor que está sendo desacreditado, o que é uma forma de sofrimento psíquico para ela.
Para provar a alienação parental, o mais importante é documentar e registrar evidências desse comportamento. “Isso pode incluir mensagens, e-mails, gravações, testemunhas, ou até mesmo o relato de mudanças de comportamento do seu filho (como o afastamento que você mencionou). Se você tem conversas ou momentos em que ela fala mal de você na presença do seu filho, essas situações podem ser fundamentais para demonstrar o impacto negativo da atitude dela”, orienta a especialista.
O mais importante é manter o foco no bem-estar dele e buscar ajuda especializada, seja através da psicoterapia para o seu filho ou por meio de orientação jurídica, para reverter essa situação e restabelecer um vínculo saudável entre você e seu filho.
Se você está passando por algo parecido, saiba que não está sozinho. Muitos pais e mães enfrentam essa dor silenciosa. Buscar ajuda não é fraqueza — é um gesto de amor e coragem por quem mais importa: seu filho, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.