Andreia Calçada DIVULGAÇÃO

Estou enfrentando um processo de guarda e meu filho está sendo manipulado contra mim pela mãe. O que posso fazer para que o juiz perceba a alienação parental?
Carlos Santana, Macaé.

Segundo Andreia Calçada, psicóloga clínica e jurídica, o primeiro passo para lidar com uma possível alienação parental é reunir provas de que ela, de fato, está ocorrendo. “O genitor ou a genitora pode procurar um psicólogo para elaborar um laudo de avaliação parcial da criança — parcial porque essa análise não inclui a escuta da outra parte envolvida”, explica.
Outro passo importante é solicitar uma perícia psicológica mais ampla, que permita avaliar a dinâmica familiar como um todo. Caso os indícios se confirmem, o caminho jurídico está aberto: o pai (ou mãe) pode entrar com uma ação específica de alienação parental ou incluir o pedido em um processo já existente de guarda ou convivência, por meio de um advogado. “Nesses casos, é comum que o juiz determine uma perícia e que os sinais da possível alienação sejam investigados em profundidade”, acrescenta Andreia.
Nos conflitos entre pais, é preciso lembrar que a criança não é parte da disputa — é, muitas vezes, a maior vítima dela. E isso, nenhum processo judicial pode reparar por completo, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.