Por tabata.uchoa

Rio - O DVD do Imaginasamba, ‘Imagina 10 Anos’, como o nome sugere, celebra uma década do grupo na estrada. Do início da carreira, eles lembram, sem muitas saudades, que o cardápio nos ensaios, em Nova Iguaçu, variava pouco, entre macarrão instantâneo, ovo frito e pão com mortadela. “Como não rolava grana, a gente comprava um monte de Miojo e cada um trazia alguma coisa de casa para incrementar o molho”, recorda Leandrinho, tecladista do Imaginasamba e, de uns tempos para cá, o chef do conjunto.

Leandrinho é tecladista do ImaginasambaPaulo Alvadia / Agência O Dia


Para provar que é fera tanto no palco quanto no fogão, o cozinheiro oficial da trupe pagodeira preparou uma caprichada macarronada com molho de calabresa, sua especialidade. “É coisa fina”, garantem os colegas da banda, já com água na boca.

“Mas, de vez em quando eu desafino na receita. Uma vez, em Porto Alegre, fiz este mesmo prato, mas exagerei na calabresa. Ficou muito apimentado e o pessoal saiu cuspindo fogo”, diverte-se o mestre-cuca do pagode.

Leandrinho é dedicado, assiste a programas e devora livros sobre culinária. E compara as duas atividades que adora. “A receita de sucesso para um grupo, assim como para um bom prato, é a mistura de bons ingredientes. Nós somos muito amigos também fora dos palcos”, define.

De boca cheia, os colegas só param de mastigar para soltar um ou outro elogio: “Ana Maria Braga que espere pelas iguarias do Leandrinho”, dispara o vocalista Suel. Na farra no almoço, até uma divertida gafe é permitida: “A galinha da mãe dele também é uma delícia”, diz, sem maldade, o pandeirista Gné.

A MACARRONADA DO LEANDRINHO

INGREDIENTES
750 gramas de macarrão / três saquinhos de molho de tomate / um pote de azeitona já sem caroço / um quilo e meio de calabresa moída / 700g de mussarela fatiada / 700g de presunto fatiado / dois quadradinhos de caldo de picanha / orégano / azeite / uma cabeça de alho / uma cebola

MOLHO
Soque o alho, acrescente a cebola picada, coloque azeite e deixe dourar. Despeje a calabresa moída, deixe cozinhar até que ela fique bem sequinha. Acrescente o caldo de picanha, o molho de tomate e as azeitonas, sempre mexendo. Jogue um copo e meio de água e deixe ferver. Coloque duas fatias de mussarela e vá mexendo até ela derreter.

PRATO
Em uma travessa, coloque uma camada do molho no fundo, uma camada de macarrão, uma camada de molho, presunto picado e fatias de mussarela. Por cima, coloque queijo ralado e orégano a gosto. Leve ao forno para gratinar.


Você pode gostar