Rio - Marcelo Serrado tinha apenas 22 anos quando ‘Rain Main’, de Barry Morrow, chegou aos cinemas. Na época, se encantou com a atuação de Dustin Hoffman, que interpretava o autista Raymond. “Fiquei impressionado. O personagem era muito crível, verdadeiro”. Agora, aos 46, é Marcelo quem entra na pele de Raymond, em adaptação teatral do longa, dirigida por José Wilker. Homônima, a peça estreia hoje no Teatro dos Quatro, na Gávea.

“Preferi não ver o filme novamente, porque não queria mudar minha performance. Vi somente algumas cenas de peças montadas em outros países, no You Tube. Na Alemanha, fizeram um Raymond mais exagerado. Na Itália, mais sutil. Preferi buscar um lado mais interior, mostrando o que o autista sente e pensa”, explica Marcelo, que contracena com Rafael Infante, Fernanda Paes Leme, Roberto Lobo, Jaime Leibovitch e Sara Freitas.
Na história, Charlie Babbitt (Rafael Infante), um egocêntrico vendedor de automóveis, está de olho na herança deixada pelo pai. Mas acaba descobrindo que o verdadeiro beneficiado é um desconhecido irmão mais velho, Raymond (Marcelo Serrado), que passou quase a vida inteira em um hospital. “Depois que se encontram, os irmãos descobrem o afeto um pelo outro, tornando-se pessoas melhores”, diz Marcelo, que chegou a visitar instituições como a Apae no período de construção do espetáculo.
“Teve um cara que me ajudou muito, o Wilson. Ele deu palestra para o elenco. E o que ele descreveu me ajudou muito a entender como o Raymond se sente”, conta o ator, que não esconde a ansiedade com a estreia no Rio. “Espero que seja como a temporada em São Paulo. As pessoas riam, choravam, voltavam a rir... É um carrossel de emoções”.
Teatro dos Quatro. Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente 52/2º andar (2274-9895). De qui a sáb, às 21h. Dom, às 20h. 100 min. 14 anos. Até 1º de setembro.