Por daniela.lima

Rio - Mais influente do que nunca, a moda vintage vem ganhando ares de modernidade. Fanáticos por peças antigas estão trocando o cheiro de naftalina dos brechós por plataformas virtuais, onde é possível garimpar pelo país inteiro sem sair de casa. 

Fanáticos por peças antigas agora podem comprar pela InternetJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia


Uma das primeiras a dar esse clique foi a gerente de e-commerce Priscilla Cunha, 40 anos, que, junto com a estilista Juliana Burlamaqui, 35, inaugurou o Personal Brechó (www.personalbrechó.com). Especializado em itens de grandes grifes como Prada e Gucci, o site tem cerca de 500 peças e recebe mais de 200 mil acessos mensais. “De tanta procura, criamos um espaço físico, onde as clientes do Rio podem vir experimentar os modelos, em caso de dúvida”, explica Priscila, que começou o negócio em 2009.

Outra opção para comprar e vender relíquias online é o gigante Enjoei (www.enjoei.com), criado pelo casal de publicitários Ana Luiza McLaren, 31, e Tiê Lima, 33. Diferentemente de um brechó comum, o site seleciona as peças que serão anunciadas e intermedia a compra, mas o intercâmbio dos produtos fica por conta dos usuários. No ar desde 2012, o site já tem 400 mil itens cadastrados e 2 milhões de visitas mensais. “O legal é encontrar alguém pra usar aquilo que está encostado no armário”, empolga-se Ana.

E para praticar o desapego sem culpa, as administradoras Marcela Calazans, 24, e Roberta Calazans, 26, criaram o Ganhei do Ex (www.ganheidoex.com.br), que ajuda 10 mil solteiras a circular mais de 30 mil produtos por dia. “Mas quem garimpa online deve estar atento às medidas, contactar o vendedor e verificar se o site é confiável”, alerta Marcela.

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