Por tabata.uchoa
No livro recém-lançado%2C o historiador Maurícoi Grillo dispensa linguagem acadêmicaDivulgação

Rio - Que a independência do Brasil foi proclamada em sete de setembro de 1822 não é nenhuma novidade. Poucos sabem, no entanto, que antes do grito histórico de Dom Pedro I, as margens do riacho Ipiranga serviram também de cenário para o alívio de uma forte diarreia que incomodava o futuro imperador. O caso está no recém-lançado ‘História do Brasil Para Leigos: Da Fase Pré-Colonial ao Império’ (Ed. Alta Books, 204 págs, R$ 44,90), primeira produção nacional da série americana ‘For Dummies’, do historiador Maurício Grillo.

“O Brasil não deixou de ser melhor ou pior por causa de histórias como essa. Fatos assim são interessantes para aproximar a História das pessoas. Precisamos desconstruir alguns mitos sobre os personagens históricos”, opina o escritor, que, no livro, revela outras nove situações pitorescas desse período do país.

Ilustrado com muitos boxes e ícones, a publicação é um exemplo de que nem sempre o tema precisa ser tratado com linhas sisudas. Além de esclarecer o público leigo com informações importantes no entendimento da cultura nacional — como determinadas consequências da escravidão no período colonial —, a publicação acaba sendo uma boa fonte de estudos para alunos do Ensino Médio. “Apesar de não ser didático (já que não existe a exigência do rigor acadêmico), o livro pode servir perfeitamente para complementar estudos para o Enem, por exemplo”, explicou o historiador, que entre janeiro e fevereiro lança o segundo volume da publicação, abrangendo o período republicano aos dias atuais.

Você pode gostar