Por nara.boechat
A francesa Nadine Gonzalez (em pé) e a designer Andrea Fasanello dirigem a escola%3B acima%2C croquis de alunosDivulgação

Rio - Há oito anos, a jornalista francesa Nadine Gonzalez e a designer Andrea Fasanello se uniram e criaram a associação franco-brasileira ModaFusion, que tem a ex-primeira-dama da França Carla Bruni-Sarkozy como madrinha. Ontem, a dupla inaugurou a Casa Geração Vidigal, uma escola de moda voltada para jovens.

O evento contou com o lançamento da primeira coleção dos 14 estudantes da instituição, intitulada ‘Desconstrução, Construção e Transformação’. O desfile teve show do cantor Otto. “Eles passam por uma ideia de acordar, de descobrir a moda. Alguns, a gente encaminha para marcas. Outros, para a universidade, e uns ficam como costureiros mesmo”, explica Andrea, que pretende abrir escolas em outras favelas. “Nós temos alunos de oito comunidades. Eles têm aulas gratuitas. A escola também está aberta para quem não é de comunidade, mas essas pessoas pagam uma taxa”, diz.

Os estudantes Daiane Oliveira, moradora da Cidade de Deus, e Westander Pereira, morador do Caju, garantem que o curso foi um grande aprendizado e que aguçou ainda mais neles o desejo de ser estilista. “Aprendi a fazer corte, costura, tipos de tingimento, a resinar tecidos. Na minha família, cada um ganha um salário mínimo. Não teria como fazer esse curso. Agora, quero montar minha loja para custear minha faculdade”, diz Daiane, que quer cursar Design Gráfico.

Reportagem de Luciana Azevedo

Você pode gostar