Por daniela.lima

Rio - Educação não era para ser um tema tão polêmico, mas é. Tanto que virou até roteiro da peça ‘Prof! Profa!’, que estreia amanhã no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O monólogo, que traz a veterana Jandira Martini em cena, tem texto de Jean-Pierre Dopgane e direção de Celso Nunes. “É uma comédia sobre uma professora que teve um surto e metralhou os alunos. A peça fala da relação aluno e professor, que hoje em dia é muito conturbada”, avalia Jandira. 

Jandira Martini vive uma educadora que surta no monólogo ‘Prof! Profa!’João Caldas / Divulgação


A atriz também acha o momento da estreia bem oportuno. “Mesmo com texto belga, a peça fala de manifestações e trata desse ponto de crise que chegou a educação. Se a aula não agrada, o aluno faz bagunça, mas hoje os alunos são muito mais agressivos. O espetáculo tem muito humor, não tem nada pesado e nem incita à violência, pois falamos de uma forma simbólica. Matar as vontades, reprimir, não é nada físico. É psicológico, intelectual”, acrescenta a atriz, que ainda ressalta o preço popular do espetáculo.

“O ingresso custa R$ 10. Mas quanto mais barato, melhor. O público é muito mais espontâneo e a reação das pessoas que estão na plateia é sempre muito boa”, diverte-se ela.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Rua Primeiro de Março 66 , Centro (3808- 2020). Nas duas primeiras semanas, de sáb a seg, às 19h. Depois, de qui a dom, às 19h. R$10. 70 min.
12 anos. Até 22 de dezembro.

Você pode gostar