Por daniela.lima

Rio - A tão alardeada cena do filme ‘Rio, Eu Te Amo’ que a Arquidiocese do Rio em princípio havia proibido vai ser conferida pelo público em 220 salas em todas as capitais brasileiras, a partir desta quinta-feira. 

Confira quem esteve na pré-estreia do filme, no Rio

"Você já foi lá embaixo? É polícia matando as pessoas, quando chove alaga a porra toda... Cidade Maravilhosa é o c...”, vocifera o personagem de Wagner Moura em voo rasante de asa-delta, passando perto do Cristo Redentor, um dos símbolos do Rio. O desabafo sincero do personagem é uma das sequências mais polêmicas do longa e havia incomodado as autoridades religiosas.

O diretor Stephan Elliott (no centro) com Ryan Kwanten e Marcelo Serrado na história ‘Acho que Estou Apaixonado’Divulgação

“A gente nunca imaginou que isso pudesse acontecer, mas a Arquidiocese pensou melhor e voltou atrás. Graças a Deus”, respira aliviado Pedro Buarque de Hollanda, da Conspiração, produtora do filme, o terceiro da série ‘Cities of Love’, que já retratou Paris e Nova York.

Composto por vários curtas entrelaçados — o de Wagner Moura, ‘Inútil Paisagem’, é dirigido por José Padilha —, ‘Rio, Eu te Amo’ retrata visões diferentes sobre o amor no Rio. Além de Padilha, o longa conta com um verdadeiro time dos sonhos do cinema brasileiro, com os atores Rodrigo Santoro, Fernanda Montenegro, Claudia Abreu, Marcelo Serrado, Marcio Garcia e Roberta Rodrigues, e os diretores Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Carlos Saldanha. Tem até participações internacionais, entre elas o norte-americano Harvey Keitel, o australiano Ryan Kwanten e o francês Vincent Cassel.

Roberta Rodrigues vive uma sensual prostituta-vampira do Vidigal, em ‘O Vampiro do Rio’. “Até hoje guardo os meus dentes de vampira. Vou usá-los agora na primeira festa vampiresca que aparecer no Rio”, brinca a atriz. “Sabia que dá até para comer com os dentes de vampira? Na verdade, dá pra fazer quase tudo com eles”, sugere ela, com olhar maroto.

Como locação, o filme usou símbolos do Rio como a Praia de Copacabana, Alto da Boa vista, Cristo Redentor, Praça Paris, Lapa, Santa Teresa e Theatro Municipal. “A maioria dos pontos turísticos do Rio já foi muito filmada e eu queria algo diferente quando me fizeram o convite para participar da série”, conta o diretor Carlos Saldanha, responsável por ‘Pas de Deux’, que já havia reverenciado a cidade nos longas de animação ‘Rio’ e ‘Rio 2’ e que, em ‘Rio, Eu Te Amo’, dirige uma das cenas mais tocantes, protagonizada por Rodrigo Santoro dançando.

“Eu estava com o Municipal na cabeça, aquela joia rara no Centro, e a dança sempre me emocionou, embora eu seja um péssimo dançarino. Quando Rodrigo estava dublando ‘Rio 2’, eu logo pensei nele como protagonista e perguntei se ele toparia virar um bailarino. E ele aceitou na hora. Já dirigi muita cena do Rio estando nos EUA, mas poder filmar a cidade aqui é especial.”

A sequência que abre o longa, ‘Dona Fulana’, é assinada por Andrucha Waddington. Nela, Fernanda Montenegro vive uma moradora de rua. “A história é real. Há dez anos, me contaram sobre um cara que morava nas ruas do Leblon por opção e era muito querido. O pessoal da Rio Lisboa (padaria do bairro) dava comida para ele. Sempre achei que essa história absurda dava um roteiro”, diz Andrucha.

Você pode gostar