Rio - O filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" vai ser o representante brasileiro no Oscar 2015. A indicação foi anunciada na manhã desta quinta-feira, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O longa de Daniel Ribeiro foi indicado por uma comissão nomeada pelo Ministério da Cultura e vai tentar uma vaga na categoria melhor filme em língua estrangeira.
Longa 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho' ganha prêmio de críticos no Festival de Berlim
"Hoje eu quero voltar sozinho" venceu a categoria Melhor Filme no Prêmio da Federação Internacional dos Críticos de Cinema (Fipresci) no Festival de Berlim. O longa conta a história de um menino cego que se apaixona pelo melhor amigo.
Além do longa de Daniel Ribeiro, foram indicados outros 20 filmes. No entanto, "Faroeste Caboclo" e "A Coleção Invisível" foram considerados inelegíveis porque estrearam antes da data estipulada Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Com isso, só concorreram os filmes Amazônia, Dominguinhos, Entre Nós, O Exercício do Caos, Getúlio, A Grande Vitória, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, O Homem das Multidões, Jogo de Xadrez, O Lobo Atrás da Porta, O Menino e o Mundo, O Menino no Espelho, Minhocas, Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho, A Oeste do Fim do Mundo, Praia do Futuro, Serra Pelada e Tatuagem.