Por thiago.antunes

Rio - Quem quiser ir à Feira das Yabás (FDY) deste mês vai ter que dar um “giro” no mapa da cidade. O evento, que no segundo domingo de cada mês ocupa, tradicionalmente, a Praça da Portela, migrará no próximo final de semana para o galpão da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A edição especial levará os cheiros e gostos das “tias” de Oswaldo Cruz, onde o evento fez raízes, para o bairro dos condomínios de luxo, na Zona Oeste.

A feira fora de circuito foi uma proposta da Cidade das Artes aos organizadores do evento. “A ideia era que a FDY, que é referência de culinária africana, se juntasse ao Festival Panorama para que celebrássemos o mês da consciência negra lá”, comentou a produtora Ana Muller.

Caso a ideia de “viajar” com a feira vingue, os organizadores já pensam em uma versão itinerante do evento, levando edições a Padre Miguel, Bangu, Centro e outros pontos. Antes de pôr à prova o esquema montado para deslocar a feira, Ana já antevê os desafios logísticos. “São 16 senhoras de idade, algumas com dificuldade de locomoção, e que nunca saíram de Oswaldo Cruz”, analisa.

A yabá Jane Pereira exibe uma de suas especialidades%3A o jiló fritoDivulgação

Além da idade das ‘yabás’ — como são apelidadas as cozinheiras, grandes estrelas da festa — o transporte de centenas de quilos de comida, panelas, fogões e diversos utensílios precisam de um pouco mais que “uma mãozinha”. “Vão ser dois caminhões, um refrigerado para levar a comida, já às 10h, e outro para levar os fogões”, explica Ana.

Ao que tudo indica, a experiência terá um valor todo especial para elas. A ‘tia’ Romana Antonio Correa, de 64 anos, não consegue esconder sua excitação. “Estamos empolgadíssimas para saber como é sair de Oswaldo Cruz, depois de seis anos, e ir com nossa feira até a Zona Oeste, tido como lugar de socialite”, diz ela, com riso solto.

Viúva do compositor Malaquias, do Império Serrano, Romana vai brindar os novos visitantes com caldos e um carré à carioca. A edição especial da feira contará com apresentações de Marquinhos de Oswaldo Cruz, Gabby Moura e Aline Calixto. O evento vai das 15h às 21h30, encerrando com o baile charme no melhor estilo de Madureira.

Reportagem de Luiza Gomes

Você pode gostar