Rio - É uma responsabilidade danada ser filho do maior guitarrista do Brasil e se meter a seguir a mesma carreira do pai: “Rola muito esse tipo de cobrança, se eu sou ou serei tão bom quanto ele, principalmente quando eu era mais novo”, recorda Pedro Baby, filho de Pepeu Gomes. “Tive que trabalhar isso dentro de mim de uma forma especial. Resolvi até passar um tempo fora do país, para ter um olhar de fora sobre isso, o que foi muito bom, porque achei minha própria identidade. Quando retornei, eu já tinha maturidade para receber essa cobrança.”
Logo aos 16 anos, Pedro já começa a dar canjas nos shows de Pepeu. Um ano depois, vai para os Estados Unidos. Volta em 2001 e passa a integrar a banda do pai, até 2006. Desde então, não mantiveram mais contato artístico, mas um reencontro — que desde já promete ser histórico — está marcado para este fim de semana: sexta e sábado, o filho convida o pai para apresentações no projeto ‘Sonoridades’ (que tem curadoria do jornalista Nelson Motta) no Oi Futuro de Ipanema.
“Estou muito feliz com a ascensão do Pedro. Musicalmente, ele evoluiu muito. Está começando a carreira e quero que comece com determinação, objetivo e elegância”, elogia Pepeu Gomes, orgulhoso.
Depois de atuar como músico de apoio na banda do pai, Pedro Baby é agora o anfitrião da noite, com um currículo que inclui elogios como “um dos mais talentosos guitarristas de sua geração” e contribuições em discos e shows de Gal Costa, Marisa Monte, Bebel Gilberto e Ivete Sangalo, entre outros, incluindo a produção e direção musical do espetáculo que trouxe sua mãe, Baby do Brasil, de volta aos palcos seculares com sucesso entre crentes e ateus. “Esse show será um pontapé inicial do meu trabalho solo. Vou apresentar minhas canções, e o Pepeu participa de algumas músicas, para dar uma coroada nesse momento especial”, descreve Pedro. “Pode ser que venham outras apresentações com a participação dele, mas não é algo fixo por enquanto, até porque em março vai sair um DVD ao vivo da Baby e vou ter que me dedicar a esse projeto.”
A cereja do bolo nesse reencontro de pai e filho fica por conta dos músicos que estarão no palco com eles: Dadi (baixo) e o irmão e tio Jorginho Gomes (bateria), em uma histórica reunião do power trio original do Novos Baianos revivendo clássicos da banda e de Pepeu. “Vamos nos reunir de novo, depois de muitos anos”, emociona-se Pepeu. “A música dos Novos Baianos permaneceu exatamente por a gente ter tido boas influências, de Jacob do Bandolim a Jimi Hendrix. Essa formação musical é uma coisa que sinto que falta nos novos talentos, uma pesquisa, uma interação maior com o baú da música, brasileira e mundial. Isso fez com que o trabalho do Novos Baianos se tornasse uma escola. A gente mergulhou sem ter vergonha de tocar samba com guitarra”, ensina o herói da guitarra.
Os ingressos para o Oi Futuro já estão esgotados, mas quem estiver em casa vai poder conferir o show de sexta-feira em tempo real, transmitido pelo site do ‘Sonoridades’ (www.sonoridades.com.br/2014).
EU E PEPEU... ELE E EU
O casamento de Pepeu Gomes e Baby do Brasil (ex-Baby Consuelo) durou 18 anos, gerou seis filhos e dezenas de músicas. Ela converteu-se evangélica e por anos passou a se dedicar ao repertório gospel. Para a emoção dos fãs, retomou aos antigos clássicos com um convite de Pedro Baby para voltar aos palcos. Agora, todos querem saber quando o célebre ex-casal se apresentará junto.
“Esse reencontro musical dos dois, eu diria que a Deus pertence. Não cobro nem dele, nem dela, nem de mim essa tal reunião”, resigna-se Pedro. “Obviamente, já que estou tocando com a minha mãe e agora com meu pai, todos vão me perguntar: ‘E aí, quando é que isso vai acontecer?’, mas eu realmente não sei, e nem quero saber. Não quero essa pressão, mas ficarei feliz se vier a acontecer através de mim, se eu for o interlocutor disso.”
Pepeu também coloca nas mãos da vontade suprema a responsabilidade sobre um reencontro com Baby: “Está mesmo entregue a Deus”, desconversa.
Se depender da cantora, parece que há um sinal verde. Em shows recentes, ao cantar ‘Masculino e Feminino’, ela fez questão de anunciar: “Se vocês encontrarem com o Pepeu, o pai dos meus seis filhos, avisem a ele que eu canto essa música dele no meu show!”






