Por daniela.lima
Karen Ferro mantém a forma com regime de lutadoraMaíra Coelho / Agência O Dia

Rio - Não se deixe enganar pelo belo par de olhos verdes ou pelo rostinho delicado da atriz e lutadora de jiu-jítsu Karen Ferro. Por trás dessa beleza, que já brilhou nas passarelas, existe uma mulher forte, que adora ver as adversárias no chão. Foi assim, lutando e suando a camisa, que Karen secou 11 quilos. 

“Em dezembro de 2013, eu estava pesando 73 quilos. Como eu tenho 1,75m, estava OK para os padrões da mulher brasileira. Mas, na época, eu estava fazendo um trabalho na TV. Então, me pediram para emagrecer, afinal, televisão deixa a gente um pouco maior. Foi quando resolvi fazer jiu-jítsu. Treinava três vezes por semana, uma hora por dia. Em pouco tempo, me apaixonei. E os resultados foram aparecendo. Em três meses, eu já estava bem mais magra do que tinha planejado. E o meu corpo estava todo definido. O jiu-jítsu é uma luta dinâmica, por isso você trabalha tudo, perna, quadril, braço. Ele exige muita força”, explica. O treinador de Karen, Alberto Ramos, acrescenta. “Eu já tive um aluno que emagreceu 15 quilos em pouco mais de dois meses. Ele acertou a alimentação e se dedicou aos treinos. Outro benefício desse exercício é que ele ajuda na busca pela massa magra.”

Outra tática da moça foi aderir à dieta da proteína. Tudo com a ajuda de um endocrinologista. “No início, eu cortei os carboidratos e introduzi alguns suplementos, como whey protein e glutamina. Depois que perdi o grosso, comecei a introduzir carboidratos como batata-doce, massa integral, aipim, aveia, feijão e lentilha, e os integrais quinoa, aveia e amaranto. Hoje, eu procuro manter uma alimentação balanceada, sem radicalismos. Sou adepta da reeducação alimentar. Como nas horas certas e o que me faz bem. Não como carboidrato à noite e tenho sempre uma fruta na bolsa.”

Tanta dedicação fez Karen cair de amores pela luta. Hoje, ela se prepara para enfrentar o seu primeiro mundial, que acontece em maio na Califórnia, nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que sonha voltar à TV, atuando ou à frente de um programa esportivo. “Para competir, eu tive que ganhar peso. Fui dos 62 quilos para os 67 quilos para entrar na categoria médio. O peso máximo desta categoria é 69 quilos. Estou treinando todos os dias e sigo confiante. Em paralelo a isso, quero usar tudo que aprendi com o jiu-jítsu e apresentar um programa de TV. É um sonho”, diz ela, que é sócia das academias Team Nogueira, dos lutadores Minotauro e Minotouro. 

CARDÁPIO

CAFÉ DA MANHÃ
Uma fatia de pão integral com queijo branco light e café com adoçante

COLAÇÃO
30 gramas de whey protein

ALMOÇO
Três colheres de arroz integral, uma concha de feijão, verduras à vontade, cinco colheres de legumes, omelete de claras e uma proteína (peixe ou frango)

LANCHE 1
Uma fruta ou um iogurte light

LANCHE 2
Uma barra de cereal light, uma bananada ou uma barra de arroz com açúcar orgânico

LANCHE 3
30 gramas de whey protein e uma fruta

JANTAR
Legumes e verduras à vontade com uma proteína leve

Você pode gostar