Por clarissa.sardenberg

Rio - São poucos os cantores autorizados por Roberto Carlos a fazer um disco somente com músicas do ‘Rei’. Cantora e compositora sertaneja revelada na segunda metade dos anos 1980, a paraibana Roberta Miranda entra para esse seleto clube com a edição do CD ‘Roberta canta Roberto’.

A rigor, Roberta nada acrescenta ao cancioneiro de Roberto. Trazer músicas do cantor para o universo sertanejo seria um caminho interessante, esboçado na faixa que abre o álbum, ‘As canções que você fez pra mim’ (1968), só que tal caminho não é seguido por Roberta ao longo do disco.

Roberta Miranda lança disco em que canta somente músicas de Roberto CarlosDivulgação

Cantando Roberto à sua moda, Roberta interpreta ‘Fera ferida’ (1982) com mais ternura do que fúria, dilui a carga de sensualidade de ‘Proposta’ (1973) e atenua a jovialidade romântica de ‘Eu te darei o céu’ (1966), música da época em que Roberto era o ‘rei da juventude’ no Brasil.

Em contrapartida, a cantora acerta o tom da balada ‘A distância’ (1972), regrava a última grande canção romântica da dupla Roberto Carlos & Erasmo Carlos — ‘Do fundo do meu coração’, do álbum lançado pelo ‘Rei’ em 1986 — e joga luz, com arranjo lacrimejante, sobre um pouco ouvido título do cancioneiro religioso de Roberto. Embora não seja tão envolvente como a bela ‘Nossa Senhora’ (1993), obra-prima do artista no gênero católico, ‘Quando eu quero falar com Deus’ (1995) é canção que merece atenção.

Em tom mais profano, Roberta se aventura a cantar rock, mas não se acerta com a pegada de ‘Se você pensa’ (1968). Outro rock, ‘Quando’ (1967), fecha o disco em gravação feita com o grupo RC na Veia, de Dudu Braga, filho do cantor. É uma ‘brasa’, mora?...

Você pode gostar