Por karilayn.areias
Rio - Os dois melhores sambas de enredo do Carnaval de 2015 são dos anos 1980. Sim, a Unidos do Viradouro já pode ser declarada campeã nesse quesito ao apresentar um samba que junta dois títulos inspirados do compositor carioca Luiz Carlos da Vila (1949 - 2008). O samba da Viradouro é o velho e bom ‘Nas veias do Brasil’, gravado por Beth Carvalho em 1986 e reapresentado pela escola de Niterói com a adição de estrofe do samba ‘Por um dia de graça’, propagado na voz da cantora Simone em gravação de 1984.
O CD ‘Sambas de enredo 2015’ apresenta bons temas de Beija-Flor%2C Imperatriz%2C Mangueira e Vila IsabelReprodução da capa do CD 'Sambas de enredo 2015'

Se as criações feitas por Luiz Carlos da Vila sob a luz da inspiração forem declaradas ‘hors concours’, escolas como Beija-Flor, Mangueira, Unidos de Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense estão no páreo pelo título de melhor samba de enredo do Carnaval de 2015, a julgar pela audição do CD recém-posto nas lojas pela gravadora Universal Music.

A boa surpresa é a Imperatriz, que vem de sequência de sambas esquecíveis e se eleva no disco com tema sobre a cultura africana. A Beija-Flor também fala da mãe África com samba superior ao de seu último Carnaval. Em contrapartida, Portela e Salgueiro, que desfilaram com ótimos sambas no Carnaval deste ano, apresentam criações aquém de seus históricos no quesito.

A Mangueira vai entrar na avenida com bom samba sobre a mulher brasileira. A letra cita músicas de seus bambas, como Cartola (1908 - 1980). No disco, o samba é introduzido, na voz de Alcione, com trecho de sucesso afim do repertório de Benito Di Paula. Já a Vila Isabel celebra Heitor Villa-Lobos (1887-1959) com belo samba. Se o enredo da União da Ilha do Governador (a vaidade, a beleza) promete mais do que o samba, o refrão do samba da campeã Unidos da Tijuca é campeão.