Por tabata.uchoa
Rio - Cadeira de praia, cerveja e pipoca. Cinema no verão carioca agora é assim, no Oi Futuro Flamengo. Com mostra semanal de David Lynch, que começa hoje e vai até 4 de fevereiro, o centro cultural vai contra a ideia de que filme tem que ser visto em uma sala escura e silenciosa.
“Sentimos a necessidade de entrar na onda da estação. Nada mais apropriado do que fazer algo ao ar livre”, diz Roberto Guimarães, curador cultural do Oi Futuro, sobre o embrião do ‘Projeto Verão no Pátio — Edição David Lynch’, que acontecerá gratuitamente todas as quartas, às 20h.
Freddie Jones em cena do filme ‘Homem Elefante’%2C de David LynchDivulgação

“O Lynch não é um cineasta muito solar. Ele tem uma estética escura, que pretendemos misturar com o sol do Rio”, explica o curador, que selecionou o clássico ‘Homem Elefante’ para a abertura, já que no espaço está em cartaz a peça homônima ao longa. Já os outros três filmes que completam a programação são ‘Veludo azul’, ‘Coração Selvagem’ e ‘Twin Peaks: Os últimos dias de Laura Palmer’, com história nascida da série de TV ‘Twin Peaks’, da qual há rumores que voltará a ser exibida.

A ideia era apresentar para o público filmografias marcantes em um ambiente com clima tipicamente carioca. “Por isso, vai ter também cerveja e pipoca à venda. Compramos várias cadeiras de praia para o pessoal assistir aos filmes”, conta Guimarães.

Publicidade
A primeira edição do projeto funcionará como um piloto. Caso caia no gosto do público, Roberto pensa em selecionar filmes de outros diretores e estender a mostra para o Oi Futuro Ipanema. “É um teste, mas queremos muito continuar. Já fizemos outros eventos no nosso pátio que deram certo. Mas cinema é a primeira vez que faremos”, conta o idealizador da atração.
E como o curador sabe que tem gente até vendendo a alma por um ambiente refrigerado, já descarta o que poderia ser um empecilho: “Se a gente sentir calor, dá para pegar carona no ar-condicionado do Oi Futuro, que é bem forte! É só entrar, se refrescar e voltar para aproveitar o filme”, brinca ele.
Publicidade