Por daniela.lima

Rio - ‘Muito mais do que na música, o Rio está na minha pessoa, que gosta de se misturar com todos, de circular em todas as tribos, e isso é muito do carioca, de abraçar várias tribos ao mesmo tempo”, define o carioca Roberto Frejat. 

Frejat é um dos grandes nomes do megashow que acontece na Quinta da Boa Vista André Luiz Mello/Agência O Dia


Ele participa de um dos principais eventos gratuitos pelo aniversário de 450 anos da fundação do Rio de Janeiro que acontecem neste fim de semana pela cidade (confira os destaques no boxe ao lado). Para o megashow especial na Quinta da Boa Vista, o diretor artístico Jorge Davidson escalou um time de estrelas, com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marcelo D2 e Neguinho da Beija-Flor, além do próprio Frejat, entre outros.
“Vou cantar ‘Do Leme ao Pontal’, clássico de Tim Maia, que fala do belo litoral do Rio. O ponto onde eu acho que o Rio nasce mais feliz é o nascer do sol em Copacabana”, elege Frejat.

Cada um vai interpretar canções que tenham o Rio como tema ou inspiração, de compositores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Tim Maia. “Vou cantar dois grandes clássicos que homenageiam a cidade: ‘Copacabana’, a nossa princesinha do mar, e outra que é uma homenagem às mulheres do Rio, ‘Ela é Carioca’, dos mestres Tom Jobim e Vinicius de Moraes”, conta Diogo Nogueira.

Os festejos pelos 450 anos espalham-se pela cidade, com diversas atrações e atividades gratuitas, entre exposições, shows, festa, jogo com tabuleiro gigante, teatro e até encontro de balões solares (sem fogo), no Parque Lage. Lá, inclusive, outros aniversários estarão sendo celebrados. A Escola de Artes Visuais promove um dia comemorativo aos seus 40 anos e aos 450 do Rio, com destaque para show do cantor e compositor Jards Macalé, que completa 72 anos terça-feira, mas já se disponibiliza para felicitações. “Não sei se vão fazer um bolo surpresa para mim, só sei que eu não vou dar bolo!”, brinca Macalé.

Projeções e espetáculo de luzes marcam a festa ‘Rio dos Meus Olhos’, na Praia do Flamengo, um dos cartões-postais da cidade. “Vai ser uma experiência visual com uma trilha caprichada. Vou tocar clássicos da música popular carioca, como ‘Samba do Avião’ em uma versão eletrônica com Daniela Mercury, Sérgio Mendes com ‘Águas de Março’, ‘Na Cadência do Samba’, ‘Carinhoso’... São muitas músicas, vai faltar tempo!”, entusiasma-se DJ MAM, que se apresenta no evento, ele mesmo autor de ‘Oba Rio’, homenagem à cidade, e do tema dos 80 anos do Cristo, ‘Redentor’.

É inegável, o Rio de Janeiro chega aos quatro séculos e meio de vida cada vez mais inspirador. “A paisagem do Rio de Janeiro faz bem à saúde. O pôr do sol em algumas praias é digno de aplausos mesmo. Andar de carro pelo Aterro olhando o Pão de Açúcar é até risco de acidente, de tão fascinado que a gente fica”, resume Diogo Nogueira.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

CIRCO NA PORTA DE CASA
O projeto do Grupo Off-Sina destaca o espetáculo ‘Tremelicando’. Largo do Machado. Domingo, às 16h.

DOMINGO NO PARQUE
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage faz um dia festivo, com show de Jards Macalé, encontro de balões solares e outras atividades. Parque Lage. Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico (3257-1800). Amanhã, das 8h às 21h.

EXPOSIÇÃO ‘RETRATOS CARIOCAS’
Mostra interativa em homenagem aos moradores da cidade. Imperator. Rua Dias da Cruz 170, Méier (2597-3897). Abertura: domingo, às 11h. Até 31 de maio.

EXPOSIÇÃO ‘RIO: PRIMEIRAS POSES’
Mostra com imagens do Rio produzidas pelos principais fotógrafos do século XIX ao início do 20. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea (3284-7400). Abertura: amanhã, às 18h. De terça a domingo, das 11h às 20h. Até 31 de dezembro.

FESTA ‘RIO DOS MEUS OLHOS’
Evento com os DJs MAM, Vivi Seixas, Zod e Lili Pohlmann, além de projeções, performances e espetáculo de luzes. Praia do Flamengo. Domingo, das 18h às 22h.

IMPÉRIO SERRANO E PORTELA
As duas escolas mais tradicionais da região de Madureira apresentam repertório de sambas clássicos. Parque Madureira. Rua Soares Caldeira, 115, Madureira. Domingo, às 21h.

QUARTETO BRASILEIRINHO
O grupo de choro e samba faz show especial tocando apenas músicas que tenham o Rio de Janeiro como tema. Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso 540, Santa Cruz (2418-9400). Domingo, às 18h.

SHOW DE ANIVERSÁRIO
Com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Frejat, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marcelo D2 e Neguinho da Beija-Flor, entre outros. Quinta da Boa Vista. Avenida Pedro II s/nº, São Cristóvão. Amanhã, às 21h.

S’IMBORA, O MUSICAL – A HISTÓRIA DE WILSON SIMONAL
O musical sobre Wilson Simonal, com texto de Nelson Mota, terá sessão gratuita. Teatro Carlos Gomes. Rua Pedro Primeiro 4, Centro (2232-8701). Domingo, às 18h. Senhas distribuídas a partir das 15h. 12 anos.

Você pode gostar