Por tabata.uchoa

Rio - O momento político pode não ser dos melhores, mas a presidenta Dilma Rousseff tem pelo menos um bom motivo para comemorar. Ela finalmente está fazendo as pazes com a balança. Em recente aparição, em Brasília, na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, Dilma mostrou que andou perdendo peso, aproximadamente 10kg. Questionada, ela entregou o segredo: “Fiz duas coisas: fechei a boca e fiz um pouco de ginástica também.”

A dieta seguida pela presidenta é da clínica Ravenna, do endocrinologista argentino Máximo Ravenna. O regime virou uma verdadeira febre em Brasília. O método alimentar alia psicologia, psiquiatria, restrição e reeducação alimentar com exercícios físicos controlados. Se seguir de forma disciplinada, o paciente pode perder mais de seis quilos por mês.

Dilma adere à famosa dieta do argentino Máximo Ravenna%2C corta açúcar e farinha branca e seca dez quilosAgência Brasil

“Esse tratamento funciona por ser multidisciplinar. Ou seja, auxilia na alimentação, mas também trabalha o lado psicológico do paciente e o obriga a sair do sedentarismo. Outra coisa bacana é que alimentos com açúcar e farinha branca são cortados do cardápio”, explica Flavia Junqueira, endocrinologista da clínica Goa Health Club. Ela ainda acrescenta: “É uma dieta restritiva, que coloca em primeiro lugar o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico. Isso significa que, mesmo consumindo um baixo teor calórico, entre 700 e 900 calorias (geralmente comemos algo em torno de duas mil calorias), há saciedade.”

Para Camila Nunes, nutricionista da empresa Mais Nutritiva, outro ponto positivo do método é o consumo de líquidos. “É sempre importante hidratar o corpo. Algumas pessoas ficam preocupadas com o fato de a Dilma ser uma mulher madura e já ter passado por problemas de saúde graves. Mas esse regime é legal por estimular a ingestão de alimentos integrais. Só faço um alerta. Tem que ter cuidado ao trocar o açúcar pelo adoçante. Adoçante em excesso não faz bem para a saúde”, alerta a profissional.

CARDÁPIO

CAFÉ DA MANHÃ
Café com leite desnatado/ adoçante
2 fatias de queijo branco
2 fatias de blanquet de peru

ALMOÇO
1 prato de caldo de cebola, salada verde
1 fatia de filé de frango, legume
1 porção de gelatina light

LANCHE DA TARDE
1 iogurte desnatado
1 fruta
café preto/adoçante

JANTAR
1 prato de caldo de abóbora,salada verde
1 fatia de filé de alcatra, cenoura refogada
1 fruta

Você pode gostar