Por karilayn.areias

Rio - Ah, o Rio esse velho clichê...

Rio que Inventa modas — Rio de ciclos do novo, do velho e do clichê que se repagina. Não tem jeito. As coisas viram clichê porque agradam, são boas e então se repetem... até serem chamadas de clichê. O que é bom é assim. O Rio é bem assim.

Rio Midas — o que toca o Rio no Rio, fica precioso. Rio Pop. Rio Novidade. Rio Delícia. Do Leme ao Pontal, o coração do nosso Brasil. Cidade Maravilhosa. Superestimada? Mimada. Apaixonada.Nas suas noites ao luar vejo luz em seus olhos. Olhos de cidade purgatório de beleza e caos. Antagônica. Paradoxal. Em meio a vida que passa no rio, só vive quem não tem medo. É D2, Rio hardcore.

Vários Rios num só. E há quem diga, ‘falaê’ Cidinho, que tem Rio que pra entrar tem gente que treme.

Ó Rio de meus primeiros sonhos. Cadê você?

Rio que alegra, assusta, incomoda e, mesmo assim, nos seduz. Rio de favelas, abro o meu peito e canto o amor por você, diria Arlindo. Mas te beijo Rio de Janeiro, não deixo nenhum aventureiro lançar mão de você. Ah, isso não!

Sabe quando a gente acha que pode falar de alguém que ama, mas não deixa mais ninguém falar? Pois é, ai de quem falar mal do Rio. Reclamar? Criticar? só os cariocas podem.
Cariocas são sacanas e não gostam de dias nublados.

Acho que é esse o problema do Rio: sol e sal do mar. A culpa é do sol e dos lindos cartões-postais banalizados pela constância. Rio metido. Rio sexy. Rio dos filmes, das animações. Rio de música e de poesia. Rio da fotografia. Rio de Instagram. Já experimentou pousar no Santos Dumont e olhar pela janela do avião? Ou chegar na Lagoa fingindo que é a primeira vez? É impactante. Tom Jobim imortalizou o que sentimos ao chegar no Rio.

O Rio que apronta e pisa na bola tem sorriso maroto e olhos que riem. Por isso, Deus perdoa. Porque Deus é carioca (o Pensador levantou essa bola!).

O Rio é perfeitamente imperfeito e não há como ser indiferente. Quem é do Rio de Janeiro leva alegria pra milhões de corações brasileiros. Me desculpem os outros, mas ter o espírito carioca é fundamental. Rio 450 anos. Aquele abraço.

Você pode gostar