Por daniela.lima

Rio - Para atender ao desejo inusitado de sua Patroa grávida, um Servo deve realizar uma jornada em busca do exótico leite de Jacaroa, portando apenas algumas moedas e seus truques de sobrevivência. Com a sua esperteza posta à prova em todo o trajeto, conseguirá o picaresco herói cumprir sua missão? Para saber o fim dessa epopeia regionalista, não perca a peça “O Leite de Jacaroa”, que estreia nesta terça-feira e fica em cartaz todos às terças-feiras de março e abril, no Solar do Jambeiro, em Niterói. A entrada é franca. No elenco, Douglas Ramalho, Felipe Barros, Julia Onofre e Rafael Ferreira. Texto e direção de Andréa Terra. 

Cena de 'O Leite da Jacaroa'%2C que fica em cartaz até abrilDivulgação


A montagem é fruto da prática teatral e pesquisa teórica iniciada pela Companhia Teatral Recontando Conto (CTRC) em 2012, com abordagem da commedia dell’arte e sua transposição para o cenário popular brasileiro. As relações estabelecidas entre servos e patrões, sempre universais, são norteadores para a peça em questão. São dois atores em cena com a missão de dar vida a seis personagens, apoiados por dois atores, que, além de compor esteticamente o cenário, são responsáveis pela musicalidade da peça.

Para Andréa Terra, autora e diretora da montagem, a peça aproxima a riqueza da cultura popular com o ambiente erudito. “Como autora, desejava localizar o pequeno universo do nosso herói em um Brasil ‘a-idiomático’ em contraponto com o Brasil pasteurizado e carioquês imposto pela indústria do entretenimento ou o estereótipo do Nordeste distante da nossa realidade. Daí abordar a figura arquetípica do Malasarte brasileiro e suas estratégias de sobrevivência, com inspiração em Ariano Suassuna e João Guimarães Rosa”, explica. Como inspiração estética, a Companhia se apropria da obra de Tarsila do Amaral e sua visão de Brasil remoto, suas cores e suas gentes.

Serviço:

Local: Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano 195 – Ingá – Niterói. Data: terças-feiras de março e abril, às 20h. Gratuito. Classificação indicativa: Livre. A distribuição de senhas acontece 1h antes do início da apresentação. 


Você pode gostar