
Rio - O Feijão preto é a paixão dos brasileiros. Mas, quando o assunto é emagrecimento, é a farinha da versão branca do alimento que tem o poder. Capaz de eliminar até cinco quilos em um mês, ela é rica em proteínas, inibe a absorção de carboidratos e ajuda a controlar a diabetes. Quando associada a frutas, água de coco e chia, o resultado é um suco refrescante e milagroso. “A farinha de feijão branco ajuda na saciedade, reduz as calorias ingeridas e, consequentemente, causa o emagrecimento”, explica a nutricionista Camila Nunes, lembrando que é contra-indicado consumir esta farinha por mais de 40 dias seguidos. “O consumo exagerado pode causar anemia”, alerta a nutricionista.
Adeptas da nova mania, a fisiculturista Priscila Scapini e as atrizes Amanda Pinheiro e Alessandra Mattos criaram uma bebida para auxiliá-las na luta contra a balança. “Eu estou me preparando para uma competição de fisiculturismo. Por isso, preciso dos músculos à mostra. Já reduzi o meu percentual de gordura de 16% para 9%. Este suco está me ajudando muito”, diz Priscila.
Já Amanda e Alessandra passaram a consumir a farinha há um mês. “Como vou voltar à TV em breve, passei a beber este suco duas vezes ao dia. Também ajuda no funcionamento do intestino”, conta Amanda. Alessandra complementa: “Quero perder três quilos. Sei que a farinha não faz milagre. Tomo o suco, mas também estou malhando e cortei glúten e lactose da minha alimentação.”
RECEITA
Vitamina tropical com farinha
de feijão branco:
1 copo de 200 ml de água de coco
1/4 de fatia de
mamão papaia
1 colher (sopa) de farinha de feijão branco
1 colher de (sobremesa) de chia
Basta bater tudo no liquidificador e servir no café da manhã ou no lanche da tarde
BENEFÍCIOS DA FARINHA
REDUZ a absorção de carboidratos. A proteína faseolamina atua inibindo parcialmente a ação da enzima alfa-milase, que transforma o amido dos alimentos em glicose. Dessa forma, os carboidratos não são quebrados e não são digeridos.
AUMENTA a saciedade. A farinha de feijão branco é rica em fibras, como a maior parte das farinhas. Por isso, ela forma um gel no bolo alimentar que torna mais lenta a absorção da glicose e do colesterol, mantendo o estômago cheio por mais tempo.
DIMINUI o depósito de gordura no organismo. Com a faseolamina reduzindo a conversão de amido em glicose e as fibras tornando lenta a absorção do resto do açúcar, acaba-se evitando picos glicêmicos no sangue. Isso significa que será produzida menos insulina, hormônio responsável por colocar a glicose dentro das células e que também está relacionado ao depósito de gordura nos tecidos adiposos.
MELHORA o trânsito intestinal. O gel formado pelas fibras também ajuda a melhorar o fluxo do bolo alimentar pelo sistema digestivo, evitando a constipação.
REFORÇA o sistema imunológico. Cerca de 60% das imunoglobinas (células de defesa) do corpo estão no intestino. Portanto, o bom funcionamento desse órgão pode influenciar e melhorar o sistema imunológico.
Benefícios da farinha.
CARDÁPIO
Café da manhã
1 copo de suco
de mamão com água de coco,
chia e farinha de feijão branco
1 tapioca com
queijo cottage
Lanche da manhã
1 barrinha de cereal
Almoço
1 pedaço de aipim ou batata doce, duas claras de ovo, um pedaço de frango ou peixe e verduras à vontade.
1 copo de chá verde
Lanche da tarde
1 copo de iogurte sem lactose ou um copo de suco com farinha de feijão branco
Jantar
1 pedaço de frango ou peixe e verduras à vontade