Rio - A companhia de Teatro Barquinhos de Papel apresentará nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, a peça Urbi et Orbi — Vidas em Exposição. A apresentação se passa ao redor de sete histórias acerca da dura realidade do cotidiano das ruas.
Para cada caso, uma tela é pintada. Os relatos ganham vida e voz através dos traços de uma frustrada pintora que, em meio à suas frustrações, reencontra o sentido de sua arte.
A artista começa a perceber a realidade de um determinado grupo, que apesar das duras condições de sobrevivência não perderam a esperança. Com isso, ela decide fazer algo por essas pessoas. Resolve colocar na tela suas histórias que retratam denúncia, abandono, violência doméstica, dependência química, injustiça, desigualdade, preconceito e descaso.
A companhia Barquinhos de Papel surgiu em 2003 na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro de Guadalupe, Zona Norte do Rio. Seus integrantes (membros da paróquia) sempre realizaram apresentações na mesma como uma forma de transmitir uma mensagem aos paroquianos. Juntamente com o trabalho voltado para a divulgação da mensagem, nasceu a paixão pelo teatro.
Ao todo, a companhia já recebeu 11 prêmios com as peças Zeca Choque, A Guerra dos Sexos e O Combustível no Festival de Teatro do Colégio João Baptista de Mattos e no X Festival de Esquetes da Casa de Cultura Elbe de Holanda.
Dias de apresentação - 8, 9 e 10 de maio
Horário - 20h
Teatro Armando Gonzaga - Av. General Osvaldo Cordeiro de Farias, 511, Marechal Hermes
Ingresso - R$ 20
Classificação - 18 anos