Rio - ‘A Lição’, que estreia hoje no Rio, se passa em Blagoevdrad, interior da Bulgária, mas poderia passar-se bem aqui, pertinho, numa escola pública do interior do Brasil. Nade é uma mulher de meia idade que leciona aulas de inglês numa escola de ensino médio. O tédio das recorrentes lições é quebrado quando uma aluna denuncia o roubo de seu dinheiro da merenda. O furto torna-se uma obsessão para a mestra, que busca os mais variados mecanismos de chegar à identidade do precoce ladrão.

Além dos problemas na sala de aula, Nade vive os dramas familiares comuns a muitas brasileiras. É ela quem sustenta a casa, ocupada pela filha e pelo marido, um pária, tabagista e alcoólatra, cujas trapalhadas cabe a Nade desembaraçar, como, por exemplo, recorrer a agiotas num momento de extrema dificuldade financeira. Some-se a isso a solidão da perda materna, o mais sólido vínculo afetivo da professora.
Interpretada de forma intimista pela consagrada atriz búlgara Margita Gosheva, Nade é quem conduz do início ao fim a trama de ‘A Lição’. Os diretores Kristina Grozeva e Petar Valchanov, em seu longa de estreia, realizam um esforço de câmera para acompanhar a tensa jornada da professora para não perder seu transporte, combater a malandragem na sala de aula e, sobretudo, saldar suas dívidas. Em alguns momentos, lembra a heroína do filme ‘Dois Dias, Uma Noite’, dos irmãos Dardenne, recentemente exibido, em sua luta para não perder o emprego.
‘A Lição’ aponta para vários problemas que contribuem para sua universalização. O ambiente em que o filme se desenrola, entre o desequilíbrio urbano e o abandono rural, aproxima-o de algumas cidades da nossa Zona Oeste, assim como as questões éticas discutidas em sala de aula poderiam ocorrer numa escola de qualquer classe social. Daí sua importância e reconhecimento internacional em festivais do mundo inteiro. A narrativa, de realismo seco, hipnotiza o espectador com momentos de suspense, surpresa e ação. É uma espécie de ‘thriller’ da vida comum, que, quando vista bem de perto, se mostra tudo, menos comum. Deveria ser exibido em escolas.
AÇÃO!
* No próximo dia 13, a partir das 20h30, no Canal Brasil, estreia a série ‘João Donato’. Serão quatro episódios contando a história e explorando a diversidade musical de um dos maiores músicos brasileiros. Dirigidos por Lysia Enio e Tetê Moraes, os capítulos, exibidos sempre aos sábados, contam com as participações, entre outros, de Martinho da Vila, Gilberto Gil, Miúcha, Caetano Veloso e Marcos Valle. Para ver, ouvir e dar passagem à musicalidade do mestre que levou seu ‘tacacá’ musical do Acre para o mundo.