Por tabata.uchoa

Rio - ‘As pessoas olham quatro mulheres negras organizando um evento em Madureira e logo imaginam que o que vai sair dali é uma festa black. Até porque acham que lá só tem espaço para preto e baile charme. Só que elas estão redondamente enganadas”, afirma Tamyres Reis, uma das organizadoras da ‘Mixtape’, feira de moda, gastronomia, arte e música que acontece hoje, com entrada gratuita, no Parque de Madureira, Zona Norte do Rio.

Da esq. para a dir.%3A Ingrid%2C Tamyres (alto)%2C Sthefany e Marcela são as Big Sisters%2C que promovem oevento ‘Mixtape’Ernesto Carriço / Agência O Dia

Nascida da união de quatro amigas — as produtoras Ingrid da Matta, 25 anos, Marcela da Matta, 22, Tamyres Reis, 26, e Sthefany Castro, 25, que se intitulam as Big Sisters —, a ‘Mixtape’ tem como objetivo dar espaço para novos empreendedores. “A pessoa que acaba de criar uma marca dificilmente tem grana para, naquele momento, abrir um espaço físico e expor os seus produtos. Muita gente recorre às vendas pela internet. Mas pensamos na feira como uma oportunidade de acolher quem está engatinhando nesse negócio”, explica Sthefany.

Em sua segunda edição (a primeira aconteceu em dezembro do ano passado, na Lapa), a ‘Mixtape’ está de casa nova e vem com a missão de desfazer as fronteiras entre os consumidores da Zona Sul e os da Zona Norte do Rio. “Eventos como ‘O Cluster’, ‘Feira do Lavradio’ e ‘Babilônia Feira Hype’ são incríveis, mas não acolhem o empreendedor de Madureira, por exemplo. O vendedor quer ter o seu público fiel por perto. Quando fizemos a feira na Lapa, a experiência foi ótima, mas os nossos amigos da Zona Norte perguntaram por que não tínhamos feito algo mais perto deles”, conta Sthefany.

Ingrid acrescenta: “A verdade é que Madureira é uma região carente de atividades. Um amigo, o Marcelo Dughettu, nos aconselhou a fazer a feira no Parque. Criamos um evento família. Estamos pedindo para as pessoas levarem cangas e cadeiras de praia. Elas podem sentar, comprar algo para comer e relaxar com a família. E ainda teremos muita música. De hip hop a samba, passando por música eletrônica e MPB.”
Hoje, 18 marcas de diferentes segmentos estarão presentes na ‘Mixtape’. Entre elas, uma do bairro de Laranjeiras. “Isso serve para confirmar que nossa proposta não é segmentar. Contar com a marca de bolsas e acessórios Fedra na ‘Mixtape’ deixa claro que podemos suprir todas as necessidades, desde os desejos das patricinhas até os anseios da galera mais street. Como a gente diz, cabe todo mundo”, garante Tamyres.

Um dos focos das Big Sisters é incentivar a sustentabilidade. Por isso, o grupo recebeu uma preciosa ajuda para criar os estandes. “Ao decidir fazer o evento no Parque de Madureira, nos preocupamos em não danificar o espaço. Por isso, firmamos parceria com a Maloca Querida, uma empresa de design e arquitetura que reutiliza materiais. Os estandes são feitos com palete, aquele estrado de madeira. O guarda-sol e os banquinhos também são de matéria-prima reutilizada. Estamos com a expectativa de receber cerca de 20 mil pessoas. E, se isso acontecer, a troca de experiências será incrível”, finaliza Ingrid.

CONSUMO CONSCIENTE

NOS ESTANDES. Quem for passear no Parque de Madureira hoje vai encontrar os jeans da MIG, vestidos estampados da Negrif, objetos fofos da Maloca Querida, além dos turbantes cheios de personalidade da Crespo Soul. A marca Apple Queen chega com suas bolsas divertidas, com estampas que homenageiam a pintora mexicana Frida Kahlo e a personagem Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino. Já a Fedra entra com suas bolsas de couro urbanas.

EXPOSIÇÃO. Uma das atrações do evento é a mostra ‘Com Orgulho’, do grafiteiro Airá Ocrespo. Para criar sua arte, ele inspirou-se numa música de sua própria autoria.

MÚSICA. Os DJs Tamy, Jota e Andrey Fabuh prometem não deixar ninguém parado. O som é eclético: na programação, MPB, samba, hip hop e música eletrônica.

ONDE E QUANDO. O Parque de Madureira fica na Rua Soares Caldeira 115. A feira acontece hoje, das 14h às 22h. A entrada é gratuita.

Você pode gostar