Por clarissa.sardenberg

Rio - Sem coragem para mudar de fato o disco, Roberto Carlos esboça virada no CD e DVD ‘Primera fila’, gravados ao vivo em 11 e 12 de maio no estúdio Abbey Road, em Londres. Com lançamento mundial programado para a próxima sexta-feira, 30 de outubro, ‘Primera fila’ traz o mesmo repertório de sempre, já ouvido exaustivamente nos shows do ‘Rei’ pelos súditos mais fiéis. O diferencial está nos arranjos, como sinalizaram as duas faixas previamente liberadas na internet, ambas com toques de reggae. ‘Eu te amo, te amo, te amo’ (1968) ganhou a levada do ritmo jamaicano na gravação incluída na trilha sonora da novela ‘A regra do jogo’. Já ‘As curvas da estrada de Santos’ preserva a pegada soul da gravação original de 1969, mas, aos dois minutos e meio, a música segue por atalho que a conduz ao reggae.

Roberto Carlos lança esta semana o CD e o DVD ‘Primera fila’%2C gravados em maio no estúdio Abbey Road%2C em Londres%2C Inglaterra%2C e direcionados (sobretudo) ao mercado hReprodução Internet

Duo com cantor mexicano

‘Primera fila’ sai no mercado fonográfico brasileiro nos formatos de CD, DVD e em edição dupla que une CD e DVD. Mas é projeto direcionado sobretudo para o mercado latino formado pelos países de língua espanhola. O que justifica a presença do cantor mexicano Marco Antonio Solís na música ‘Arrastra una silla’, versão em espanhol de ‘Arrasta uma cadeira’, música lançada por Roberto em 2005 com a participação da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó.

Idealizado para festejar os 50 anos da investida inicial do ‘Rei’ no mercado hispânico, ‘Primera fila’ dissocia Roberto Carlos de seu tradicional conjunto RC-9. Esta é a novidade do projeto produzido por Afo Verde sob a direção musical de Tim Mitchell. A presença de músicos estrangeiros na banda — como o percussionista Richard Bravo, o baixista Erik Kertes, o baterista Brendan Buckley e o pianista Albert Menendez, todos conhecidos no mercado latino — contribui para renovar o cancioneiro do cantor.

Hit dos Beatles em inglês

Roberto Carlos gravou ‘Primera fila’ no estúdio em que o grupo inglês The Beatles formatou álbuns lendários. Daí a opção do cantor por incluir no repertório música de John Lennon (1940 - 1980) e Paul McCartney, ‘And I love her’, balada de 1964 já gravada por Roberto em versões em português e espanhol, nunca com a letra original em inglês.

‘Primera fila’ chega ao mercado no momento em que Roberto se prepara para ser homenageado na 16ª edição do Grammy Latino. O cantor brasileiro foi eleito a ‘personalidade do ano’ pela curadoria do prêmio, a ser entregue em novembro.
Editado pela Sony Music, ‘Primera fila’ abre com ‘Emoções’ e fecha com ‘Jesus Cristo’. Mas, sim, há novas curvas na velha estrada de Santos...

Você pode gostar