Por roberta.campos
Capa do livro ‘Dieta dos Casais’%2C da nutricionista Patricia Davidson HaiatDivulgação

Rio - Se você e seu companheiro já decoraram o telefone da pizzaria, mau sinal. Isso significa que vocês podem ganhar alguns quilinhos extras. Mas pensando em ajudar casais que estão acima do peso, a nutricionista Patricia Davidson Haiat (que já atendeu famosas como Bruna Marquezine, Cleo Pires e Giovanna Antonelli) lançou o livro ‘Dieta dos Casais’ (ed. Sextante, 224 págs., R$ 59,90), com mais de 130 receitas práticas que auxiliam na reeducação alimentar.

Rafael Fontes, 31 anos, e sua mulher, Natália Brasil, 32, são um dos casais que participaram do projeto do livro e conseguiram ficar em paz com a balança (ele foi de 85 kg para 69 kg e ela passou de 103 kg para 70 kg).

“Estamos há um ano na dieta. A primeira semana foi detox total, perdemos 5 kg, isso deu um gás”, conta Rafael, casado há dez anos. Ele revela que agora investe no arroz integral, muitas saladas e legumes. Por conta do horário flexível dos dois, eles conseguem fazer todas as refeições juntos. Nada mais de comer três pães no café da manhã, como faziam antigamente.

“Regulamos o carboidrato. O legal desse incentivo e trabalho da Patrícia é que a minha mulher descobriu que faz comidas maravilhosas como a salada de atum. Antes, comíamos sempre em fast food, todo fim de semana tinha pizza, hambúrguer, refrigerante. Também não fazíamos exercícios. O legado disso é a reeducação alimentar”, acrescenta Rafael.

A nutricionista ressalta que para perder peso de forma saudável o casal precisa “ter objetivos definidos, seguir um plano alimentar bem estruturado, perder peso logo no início do programa, se organizar, fazer exercícios físicos regulares, ter incentivo do cônjuge e aplicar técnicas para modificar o comportamento”.

Luana Chimith, 23 anos, e seu marido Luiz Maurício, 27, também entraram na maratona para emagrecer. “Foi mais difícil cortar a proteína animal, porque no detox não podia comer”, conta Luana, que eliminou 7 kg e agora pesa 62 kg. Seu marido pesava 110 kg e agora está com 98 kg.

“Tínhamos a rotina do rodízio de carnes, de comer massas. Aos poucos, fomos nos adaptando. Agora, acordamos cedo, preparamos a comida e levamos na marmita. Muitas vezes, nem fazíamos a primeira refeição porque acordávamos em cima da hora para ir para o trabalho e acabávamos comendo besteira na rua”, explica ela. Entre as receitas sugeridas no livro, Natália indica o tabule de quinoa, as sopas e os shakes indicados para o café da manhã.

“Agora a disposição é outra, as roupas caem melhor, temos mais vontade de se arrumar, a intimidade do casal também melhora muito.”

Rafael Fontes e Natália Brasil perderam mais de 40 quilos com o projeto do livro de Patricia Davidson HaiatReprodução


Você pode gostar