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“Quando eu tinha 15 anos, entrei para o Bando de Teatro Olodum e o Mestre Zebrinha começou a cuidar de mim. Aliás, ele cuida até hoje”, conta Lázaro, que enxergou um pouco de si nos jovens que contracenam na trama. A maioria deles é músico do Instituto Baccarelli, que serviu de inspiração para o roteiro, ou morador de comunidades paulistanas.
Na ficção, o violinista vai dar aulas em uma escola, em Heliópolis, periferia de São Paulo, onde descobre que o som dos instrumentos representa mais do que música para sua turma. A presença de Laerte ali significa uma oportunidade de mudança social.
Mas esse processo de transformação não se limitou apenas à ficção. O diretor Sérgio Machado viu a música interferir na postura de seu elenco. “Via como o Elzio (um dos protagonistas), que era supertímido, foi ganhando uma megadesenvoltura”, diz o cineasta, que teve uma surpresa parecida com seu próprio filho, de 11 anos. “Ele disse que queria tocar violino, há três anos, quando visitou o set de filmagem. Desde então, tenho acompanhado a modificação na vida dele com a música”, lembra-se Sérgio.
Mas a mudança que o diretor se refere vai além do avanço nas notas musicais. Ele comemora a entrada do filho na Orquestra de Heliópolis e diz que, assim, ‘ele pode sair da bolha de classe média em que vive’. Edmilson Venturelli, diretor do instituto, conta que o maestro Silvio Baccarelli se sensibilizou com um grande incêndio ocorrido em Heliópolis, em 1996. Então, foi à comunidade oferecer aulas de música. O projeto começou com uma turma de 36 adolescentes. Mas cresceu tanto que, hoje, tem sede própria, vagas disputadíssimas e 1.300 alunos entre 4 e 28 anos.