Por roberta.campos

Rio - Em turnê pelo Brasil desde agosto, o show de Caetano Veloso com Gilberto Gil, ‘Dois amigos, um século de música’, foi o fenômeno musical do ano. Ingressos esgotados em horas sinalizaram a mobilização do público pela reunião no palco dos dois gênios da MPB, juntos na música por afinidades.

Caetano Veloso e Gilberto Gil: turnê da dupla será eternizada em CD duplo e DVDDivulgação/ Henrique Alqualo

O registro do show, em CD duplo e DVD editados pela gravadora Sony Music (há edição luxuosa que reúne os dois formatos), é fiel ao que se viu e ouviu no show. Dois cantores, compositores e músicos cúmplices na (rea)apresentação de obras de proporções monumentais.

A edição do show em CD e DVD somente não é luxo só porque o samba ‘É luxo só’ é creditado a Luiz Peixoto e a Inezita Barroso, e não a Ary Barroso, parceiro de Peixoto no samba. A filmagem capta a intimidade que rege o show. A sós no palco, com os respectivos violões, Caetano e Gil trocam olhares e músicas com pleno entendimento mútuo.
Publicidade
A novidade do repertório é o samba ‘As camélias do quilombo do Leblon’, primeira parceria dos dois compositores desde 1993. Mas o roteiro é pautado por hits de Caetano (‘Sampa’, ‘Odeio’) e Gil (‘Expresso 2222’, ‘Drão’). Gênios!
Você pode gostar