Por karilayn.areias
Flávio Canto%2C judoca brasileiro aposentado%2C já foi clicado pelo fotógrafoDivulgação

Rio - A menos de 40 dias para a Olimpíada 2016, os atletas estão em evidência e cercados por câmeras e lentes do mundo todo. Agora, os cariocas e turistas vão poder conferir alguns cliques, feitos por Gustavo Malheiros, de medalhistas olímpicos, lendas do esporte brasileiro e jovens atletas, que mostram a rotina de treinos e a determinação de cada um. Na próxima terça-feira, às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal, é aberta a exposição Atletas de Corpo e Alma com curadoria de Milton Guran.

“Fotografo gente, não importa a pessoa que eu fotografo mas eu tento entrar no universo dela. Tem uma linguagem para fotografar alguém. Tem fotos deles em ação, com outras pessoas e finalizando com um retrato. Começava observando eles praticando e deixava o retrato por último, para estarem mais à vontade e pegar os detalhes como o suor. Nunca tinha feito um trabalho relacionado ao esporte”, conta Gustavo.

A exibição ocupa uma sala grande e mais quatro salas menores que vão ser subdividas por tema, como por exemplo uma série de fotos que mostram esportes aquáticos como water polo. “O Milton chegou nesse resultado. Fiz um livro, mas não tem quase nada dele. São fotos inéditas.Eu mandei uma pré-edição quase do bruto que tinha desde 2014 e ele me ajudou a escolher as fotos e dividir, e no fim gostei!”, afirma Gustavo.

Quando o assunto é carreira, o fotógrafo pode ser comparado aos atletas. Seus trabalhos correram o mundo e passaram por Londres, Hong Kong, Madri, Turim, Paris e Nova York, além de Rio e São Paulo. Lançou 13 livros durante sobre temas diferentes, como paisagens e personagens que passeiam pelo Rio, e já clicou modelos como Gisele Bündchen. Uma trajetória que soma medalhas. 

Reportagem do estagiário Guilherme Guagliardi

Você pode gostar