Por tabata.uchoa

Rio - Quem vê a atriz Sophia Abrahão na liderança do ‘Dança dos Famosos’, do ‘Domingão do Faustão’, na Globo, não imagina que a atriz já recusou duas vezes o convite para participar do quadro.

“Nunca me vi fazendo o ‘Dança’. Eu sempre corria do quadro, por medo e covardia. Sabia que ia exigir muito preparo físico e emocional. Mas dessa vez, vi que daria para conciliar com os ensaios da minha turnê e lançamento do meu livro, e resolvi aprender. Me joguei. Está sendo difícil, mas uma das melhores experiências da minha vida”, conta ela, que se apresenta dia 23 de dezembro, na turnê ‘Tudo Que Eu Sempre Quis’, no Teatro das Artes, na Gávea.

Sophia Abrahão e o professor Rodrigo Oliveira no palco do ‘Domingão’Divulgação

DOMINGO DE VALSA

Hoje, no programa de Fausto Silva, Sophia e Rodrigo Oliveira, seu parceiro de dança, se apresentarão no ritmo da valsa. Para a atriz e cantora, os ritmos clássicos são melhores do que os ritmos com danças solo. “O country não é uma dança que tenha a ver comigo. Prefiro muito mais quando tem o cavalheiro conduzindo. Estou achando a valsa uma dança linda. Não sou uma pessoa romântica, mas estou me sentindo ‘princesa’, me imaginando quase no castelo”, brinca.
Publicidade
O fato de liderar desde o começo do quadro exige da dupla a vontade de se reinventar sempre. “A cobrança do primeiro lugar é enorme. As pessoas pensam: ‘Quero ver o que você vai fazer’. É uma responsabilidade pensarem que sempre vai ser incrível. O pior momento da semana é o domingo. É um sofrimento, uma angústia, mas, ao mesmo tempo, bate a melhor sensação quando acaba. Antes de dançar é: ‘Por que aceitei?’ Depois é: ‘Que bom que aceitei!’”, vibra. “O Rodrigo é um ótimo professor e bailarino. Tive sorte!”, derrete-se.
ROXO PELO CORPO
Para fazer jus à entrega, Sophia entra no palco quase com “sangue nos olhos”, com foco e vontade para dar o seu melhor. Nem que por isso tenha que se machucar. “Machuquei os pés (foto no detalhe) por causa da sandália. É algo comum. Fiquei toda arranhada já. Tenho roxo pelo corpo inteiro, no pescoço, lombar. Brinco que vou sair de maca na última dança”, entrega.
Publicidade
As consequências dos ensaios — de terça a sábado, duas horas por dia — são visíveis. Entre as vantagens, Sophia destaca que já emagreceu dois quilos, sente o braço mais forte e se acha mais bonita. “Estou gostando bem mais do meu corpo. A dança, diferentemente da musculação, deixa o corpo mais rígido, sem fazer com que ele cresça. Fico mais definida sem estar grande”, comemora.
A questão da visibilidade oferecida pelo programa também tem mexido com a participante e colocado-a em uma posição nova em sua carreira. “As pessoas já viam meu nome, mas era a ‘menina da novela’. Agora é Sophia Abrahão. Falam o nome e o sobrenome. Vira uma coisa de atleta, muito bacana. As pessoas vêm falar comigo, e parece que sou a atacante do time. O programa mostra o ensaio, as conversas. Pessoas me conhecem sem personagem, ao vivo na TV”, frisa.
Publicidade
GRAMMY LATINO
Na semana em que se apresentaria ao som do country, Sophia viajou a Las Vegas, nos Estados Unidos, para concorrer ao Grammy Latino, na categoria Artista Revelação, depois de lançar seu primeiro álbum solo. A cantora não levou a estatueta, mas isso foi só um mero detalhe.
“Concorri com outros artistas do mundo todo e não foi na categoria de Língua Portuguesa. Nunca poderia imaginar. Nem caiu a minha ficha. Foi muito importante estar no evento. Conheci pessoas, fiz contato com diretores de gravadoras internacionais. Não teria oportunidade se não tivesse sido indicada”, comemora. Além disso, Sophia teve um outro aprendizado: “Perdi três dias de ensaio e durante a apresentação do country notei o quanto eram necessários”.
Publicidade
Participando de uma competição e treinando para ser a grande campeã da edição, Sophia conta seus planos para depois do quadro. “Por enquanto, nada certo na TV, talvez no ano que vem. Enquanto isso, quero fazer uma aula de dança. Não garanto a rotina louca e insana, mas quero fazer sapateado, alguma dança de salão. Brinco com o Sergio (Malheiros, namorado) para fazermos uma dança juntos”, confidencia.
CASAMENTO E NOVO LIVRO
Publicidade
Namorando há dois anos – completados no último dia 22 – o ator Sergio Malheiros, Sophia diz que tem apoio incondicional dele em tudo na sua vida. “Ele é o meu equilíbrio. Me deixa segura, confortável, em paz para fazer meu trabalho, para fazer as minhas coisas”, afirma.
CASAMENTO
Pensa em se casar? “Não fantasio de entrar de noiva, não é uma vontade que tenho. Acho lindo quem faz, pode ser que pague minha língua, não é o desejo para mim. Pode ser no civil”, conta. “Sou mais prática, nada romântica tradicional. Vejo o desespero de meninas e mulheres com a nomenclatura ‘casada’, é o fantasma que ainda, no mundo moderno, assombra as mulheres. É algo muito mais para provar para a sociedade que está casada do que pessoal. Obviamente, tem as mulheres que sonham e se sentem as mais felizes do mundo quando realizam o sonho de se casar. Mas acho uma bobagem, uma besteira essa cobrança social”, defende.
Publicidade
BIOGRAFIA
Aos 25 anos, Sophia Abrahão está lançando sua primeira biografia, ‘Numa Outra’, escrita por ela e pela escritora Camila Fremder. Haverá sessão de autógrafos amanhã, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.
“No começo, fui contra a ideia de fazer uma biografia”, revela. Mas conversando com Camila, Sophia viu que o livro poderia ser como um diário. “Conto bastante da minha trajetória. Pode servir de estímulo para alguém. Converso muito com o público adolescente, mas falo que não sou a dona da verdade. Erro pra caramba, sou cheia de falhas, luto, vou atrás, adoro o que faço. Passo minhas experiências para que sejam melhores filhos, alunos e futuramente melhores profissionais”, salienta. 
Você pode gostar