Por bianca.lobianco
Maria Fernanda Cândido na pela da estravagante Estelinha ReinosoDivulgação

Rio - Distante da TV desde 2015, quando esteve na minissérie ‘Felizes Para Sempre?’, Maria Fernanda Cândido volta em ‘Dois Irmãos’, minissérie adaptada do livro homônimo de Milton Hatoum, na Globo. Na produção, interpreta a extravagante e afetada Estelinha Reinoso. “O que me atraiu na Estelita foi sair desse registro mais habitual dos meus personagens. Ela é excêntrica e muito diferente de tudo que eu já fiz até hoje. É uma personagem com influência da cultura francesa, em Manaus, de 1920”, explica a atriz.

TRAMA
Na história adaptada de Maria Camargo, Estelinha é casada com Abelardo Reinoso (Emilio Orciollo Netto). Ela tem mania de dar um toque francês em tudo, desde a roupa até o sotaque. Já ele, é um aristocrata decadente. O casal não tem filhos, mas criam macacos como se fossem seus herdeiros. E eles são mimados em uma gaiola no quintal do casarão da família. “Na casa, realizam grandes festas, bailes de carnaval e até cinema para a sociedade”, gaba-se Maria Fernanda.

COMPOSIÇÃO DA PERSONAGEM
Na preparação da personagem, a intérprete trocou figurinhas com Carmem Verônica, atriz que vive Estelinha na fase madura — no ar na semana que vem. “Usei uma prótese no nariz que o deixou parecido com o da Carmem. Ela foi muito inspiradora pra mim. A Estelinha foi uma personagem construída a quatro mãos”, destaca.
Publicidade
TEMPO PARA A FAMÍLIA
Casada desde 2005 com o empresário francês Petrit Spahira, a atriz passou a se dedicar mais a projetos de curta duração ao ter os filhos Tomás, de 10 anos, e Nicolas, de oito. “Foi uma escolha minha, de me dedicar à família. Pela simples questão de que uma novela demora oito meses no ar, mas começamos antes e a gente trabalha um ano no projeto de uma novela. E com dois filhos pequenos, essa equação não fechava, não dava. Hoje meus filhos estão maiores, a gente consegue se comunicar até mesmo por aplicativos”, frisa. Apesar disso, Maria Fernanda Cândido não pensa em se mudar para o Rio de Janeiro, onde grava — ela mora em São Paulo com a família. “Vou viver no avião, né? Não tem como morar no Rio. As crianças têm escola, estudam, tem todas as atividade, meu marido tem o trabalho dele... Não dá para a gente mudar para cá. Por isso, tive que esperar eles crescerem um pouquinho, para poder justamente voltar a fazer o bate-volta”, completa.
PROJETOS PARALELOS
Como a minissérie começou a ser gravada há dois anos, Maria Fernanda Cândido se dedica a dois novos projetos. Um deles é a apresentação do programa ‘Terra Dois’, na TV Cultura. A atriz dividirá o comando da atração com o psicanalista Jorge Forbes e em cada episódio, um tema será discutido. Em seguida, uma encenação de 20 minutos seguirá o assunto abordado. O elenco é sempre novo. “E pensar que começamos a criar esse programa em meados de 2015, quando era apenas uma ideia. E agora ver os episódios sendo editados... é muita emoção!”, derrete-se.
Publicidade
VOLTA ÀS NOVELAS
Além do programa, a atriz volta às novelas depois de cinco anos (com exceção de uma pequena participação em ‘Lado a Lado’). Já grava ‘A Força do Querer’, novela de Gloria Perez, que estreia dia 3 de abril, às 21h, na Globo. “Estava com saudade do clima de gravação. Gosto muito de fazer novela, as nossas são as melhores do mundo”, comemora. Na trama, ela interpreta Joyce, casada com Eugênio (Dan Stulbach). Ela cultua tudo que diz respeito à beleza e ao feminino. Educou a filha Ivana (Carol Duarte) para ser sua imagem e semelhança. Mas a garota se revela transexual, não se identificando com o gênero feminino. O casal Joyce e Eugênio fica desestabilizado com a chegada de Irene (Débora Falabella), uma mulher capaz de tudo para conquistar o marido de Joyce. “Essa novela promete fortes emoções”, aposta.
Você pode gostar