Por gabriela.mattos

Rio - A paixão pelo mar e pelo charme das sereias, figura mítica universal, vem ditando a tendência do momento: o sereísmo, que pode ser considerado um estilo na moda e até um modo de vida, já que existem ‘sereias profissionais’. Essa tendência também vai invadir a próxima nova novela das 21h, ‘A Força do Querer’, que estreia em abril, na Globo. Considerada a primeira sereia profissional no país, Mirella Ferraz deu consultoria e treinou Isis Valverde para viver Ritinha, uma moça que desde pequena é fascinada pelas águas do rio, na trama de Glória Perez.

“O processo de preparação da Isis foi bastante intenso. Durou três meses, e treinávamos quase todos os dias, durante quatro horas. Ensinei as técnicas para o mergulho ondulatório, que é bem diferente do mergulho tradicional. Neste, as pernas estão sempre grudadas, e o impulso nasce da força abdominal. É o mesmo nado que baleias e golfinhos fazem. Engana-se quem pensa que esse tipo de nado seja fácil. É preciso muita força, resistência e graça para executá-lo com perfeição”, conta Mirella.

profissional ensinou Isis Valverde a nadar com a caudaGlobo / Estefam Avellar

“Ser sereia é algo empírico e não físico, basta ser de alma. Não há regras quanto a tamanho de cabelo e nem a cor dele. Há sereias em todas as culturas do mundo, em todas as etnias, de todos os jeitos e formas”.

Na trama, a mãe de Ritinha, Ednalva (Zezé Polessa), diz que a teve sozinha numa canoa, e conta que engravidou de um homem-boto. Rita, então, nasce sedutora, assim como as encantadoras das águas. “Já fiz uma personagem que tinha sereia no nome (na minissérie ‘O Canto da Sereia’). Ambas podem estar no mesmo contexto. São mulheres atraentes, envolventes e naturalmente sedutoras, mas são completamente diferentes”, afirma Isis.

A atriz revela que, para compor a personagem, usa uma cauda de 24 kg, e precisou treinar muito até conseguir nadar com ela. “O que mais me fascinou na Rita foi aprender a ser sereia, com cauda e tudo, fazer apneia e todos os movimentos embaixo d’água, sem esquecer o mistério que ela carrega, e acima de tudo a dubiedade dela, que me intriga”.

Isis diz que está empolgada com o fato de o estilo estar ‘bombando’. “Fico feliz que está em alta como tendência, mas a personagem se vê como uma sereia real, uma garota que se sente parte das águas e que sabe realmente de onde veio, independentemente de modismos”, esclarece a atriz, que se refere à invasão dos elementos inspirados no fundo do mar na moda, nas ruas e até nas fantasias deste Carnaval. O sereísmo está com tudo! Para quem não quer usar cauda e deseja levar a influência para a vida, a ideia é investir num visual com ar ‘marítimo’, mais natural, e de um feminino quase místico. “Minha personagem acredita que pode enfeitiçar, encantar além dos limites humanos. Tudo nela é fluido, instintivo e indomável”, conta.

Glória Perez explica que quis trazer para a trama o fascínio exercido pelo tema. “Gosto de abordar assuntos recorrentes do dia a dia, mas que a maioria das pessoas ainda desconhece. No caso do sereísmo, por exemplo, surgiu a ideia depois de ver na TV uma mulher vestida de sereia. Pensei: ‘Que profissão interessante!’. A partir do momento em que você percebe que alguma coisa está acontecendo, é preciso falar sobre isso. E a novela é uma maneira de você conversar sobre diversos temas”, opina Glória. Isis, que está literalmente mergulhada na tendência e no modo de vida, concorda e brinca: “Ainda não me sinto uma sereia na vida, mas a Ritinha se sente. Ela é uma força da natureza”.

Você pode gostar