Por bianca.lobianco

Rio - Ele é dono de uma emissora de TV, apresenta um programa nesse canal, tem o dom da oratória e testa o conhecimento do público com perguntas que valem dinheiro. Não falo de Silvio Santos, do SBT, mas de Marcelo de Carvalho, que estreia sábado ‘O Céu É o Limite’, novo game show da RedeTV!, com título e conceito iguais aos do clássico programa de J. Silvestre nos anos 1960 (o nome foi adquirido após os produtores trabalharem com o veterano apresentador).

Marcelo de Carvalho estrela 'O Céu É o limite'Divulgação

“O Silvio é incomparável. A única coisa que temos em comum é que somos dois donos de TV e apresentamos programas. Além da amizade pessoal por ele, pelas filhas e pela família, tenho respeito enorme pelo empresário e apresentador. Sou fã e sempre gostei de assistir ao ‘Programa Silvio Santos’”, conta Carvalho, que tem 55 anos.

HORÁRIO A DEFINIR

A nova atração não tem faixa de horário. “Ela vai ser definida oportunamente pela concorrência”, brinca. “Até sábado, a gente vai ver se vai ser sete da manhã, oito, meio-dia, cinco da tarde, oito, meia-noite, duas da manhã”. A medida tem a ver com o ‘Show do Milhão’, que já teve sua estreia adiada no SBT, e com o ‘Quem Quer Ser um Milionário?’, novo quadro do ‘Caldeirão do Huck’, na Globo. “Temos que estar de olho”, afirma.

DINÂMICA E DIFERENCIAL

A dinâmica do programa é bem simples. Seis participantes desafiam-se em uma rodada única, dividida em algumas etapas. Cada etapa é um jogo diferente, que resgata brincadeiras que estão na memória de muitos brasileiros. “’Verdadeiro ou Falso’, quem não se lembra? Todo mundo já brincou de verdadeiro ou falso. O ‘Qual é a Data?’ é uma espécie de jogo de adivinhação que todo mundo fazia quando era criança. E por aí vai”, detalha o apresentador.

O grande diferencial de ‘O Céu É o Limite’ para os demais games shows é que nos concorrentes o apostador sai do programa depois de atingir determinado valor — seja por chegar ao seu limite ou não querer arriscar o que já ganhou. Na atração da RedeTV!, o vencedor pode voltar na semana seguinte sem colocar seu prêmio na berlinda e ainda faturar quanto ele conseguir. “Por exemplo, se nessa semana ele ganhou R$ 100, 200 ou 300 mil. Na semana seguinte, ele mantém o dinheiro e pode, se for bom, vencer os outros cinco e ganhar mais outros 100 ou outros 200 mil e por aí vai”, explica.

Um dos destaques do programa fica por conta de artistas que poderão ser acionados em determinado momento para ajudar os participantes, como Anjos da Guarda. Luciana Gimenez e Fabio Porchat participam da estreia. “Teoricamente, eles ajudarão, mas na prática, não é sempre assim. Eles às vezes atrapalham. Espero eu que atrapalhem, porque quando os caras vão mal é mais engraçado. Temos confirmados Danilo Gentili, Ellen Jabour. Precisa ter um balanço: mulheres bonitas, pessoas polêmicas, pessoas que não sejam exatamente tão velozes assim para serem engraçadas”, detalha.

OBJETIVOS DE VIDA

O formato do programa faz sucesso em vários países da Europa, como Itália, França e Espanha, com exibições todos os dias da semana. “Eu só espero que a moda não pegue aqui, para que eu tenha que trabalhar diariamente. Os objetivos da minha vida são ganhar mais e trabalhar menos, e para os dois eu sou absolutamente incompetente. Só consigo ganhar menos e trabalhar mais”, revela, aos risos.

XODÓ DO PATRÃO

Qual programa da grade da RedeTV! é o seu xodó? “Se eu não falar ‘SuperPop’, a minha mulher (Luciana Gimenez) me mata. O programa que sempre foi o meu xodó aqui dentro foi o ‘TV Fama’. É um programa que quebrou um paradigma. Me lembro que até o início do ‘TV Fama’ era pecado capital uma emissora promover programas de outros canais”, observa. “Lógico que há outros. Tenho relação pessoal com o ‘SuperPop’ por causa da Luciana, e prazer no projeto do ‘Encrenca’, porque é um programa que está batendo o ‘Pânico’ a cada semana, de lavada. É uma satisfação imensa para mim. A cada semana, vibro, acompanho, dou sugestões, mando ‘Zap Zap’ (vídeos divertidos do WhatsApp), mando muito. Sou zapzapeiro de marca maior”, confessa.

Marcelo de Carvalho lembra que começou a fazer o ‘Mega Senha’ com a mulher Luciana Gimenez%2C mas não deu certo. 'Ela detestava apresentar o programa comigo'%2C dizDivulgação

DE OLHO NA TV

Na concorrência, Marcelo gosta de ver jornalismo e adora assistir Silvio Santos. “Não assisto novela, não gosto. Assisti a alguns capítulos da novela da Record ‘Os Dez Mandamentos’ e achei tudo maravilhoso. E vi o ‘Programa do Porchat’. Sou fanático por séries. Terminei de ver todas as temporadas de ‘Game of Thrones’ e agora estou fanático por uma que se chama ‘Suits’”, entrega.

MANDOU QUEIMAR PILOTO

Apresentando há sete anos o ‘Mega Senha’, Marcelo conta que sempre se preocupou com o desgaste no formato de game show. Aliás, ele lembra o fracasso que foi o piloto da atração. “Mandei destruir. Eu o vi sendo incinerado, não só apagado do HD (risos). Depois, fizemos um segundo, e depois um terceiro que ficou tão bom que foi para o ar”, recorda-se.

No começo, o programa era apresentado por Carvalho e sua mulher, Luciana Gimenez. “Para mim, foi uma coisa horrorosa porque ela detestava apresentar comigo. Não posso dizer o mesmo com relação a ela, porque não vou ser indelicado. Mas não era fácil”, confessa. Depois que a apresentadora engravidou de Lorenzo (hoje com 6 anos), deixou o programa e, como a atração vendia bem as cotas de patrocínio, Marcelo continuou. “Eu nunca quis ser apresentador. Na reunião para implementar o ‘Mega Senha’, sugeriram nomes, com faixas salariais. Falei: ‘Por esse dinheiro apresento eu. Aliás, apresento de graça’”. E a ideia pegou.

ÂNUS EXIBIDO AO VIVO

O episódio da modelo Ju Isen, que mostrou o ânus ao vivo durante a cobertura de Carnaval da RedeTV! parece ter sido superado. “Se até o Oscar cometeu uma gafe... Em uma transmissão ao vivo podem acontecer percalços. Adoro a transmissão do Carnaval da RedeTV!. Só assisto à transmissão oficial do Carnaval da Globo quanto tenho insônia. Acho muito chato, todos os desfiles são absolutamente iguais, mesma narração. A Luciana saiu para desfilar, para o meu profundo desgosto, porque eu detesto. Ela pediu para eu assistir. Eu dormi, óbvio. Mas a transmissão da RedeTV! eu adoro. Eu não dormi, é dinâmico. Talvez a única coisa que eu fizesse no ano que vem é criar uma regra: mulher pelada pintada pode abaixar até 73cm. O Elias (Abrão, diretor de programação que pediu demissão depois do episódio) estava em Nova York e continua na RedeTV!”, atesta. 

Você pode gostar